BUSCA

Evangelização e família - Subsídio bíblico, teológico e pastoral

Data de publicação: 16/04/2015

imprimir

Trailer



O homem e a mulher são chamados a manifestar, em suas relações (matrimônio), Deus e o seu projeto de amor que garante a vida e a sobrevivência da espécie humana na face da terra.

A obra de Leonardo Agostini Fernandes aborda a realidade da família a partir do enfoque bíblico, teológico, dos documentos da Igreja e no contexto da próxima Assembleia ordinária do sínodo dos Bispos sobre a Família.  Seu objetivo é o de ler, estudar e refletir sobre onze textos bíblicos: cinco do Antigo Testamento e seis do Novo Testamento. A estes onze textos, outros oito foram usados como proposta de leitura orante.
O grande desafio não é, simplesmente, tornar conhecido e facilitado o conteúdo e as reflexões, que são tratados neste livro, mas como atualizá-los. O fiel, que vive a força de uma mudança de época, em cada texto é convidado a encontrar uma sólida fonte de formação para a sua vida de fé, que oriente a sua conduta ética, condizente com o bem, a justiça e a verdade que foram reveladas, executadas, ensinadas por Jesus Cristo e assimiladas pelos Apóstolos que transmitiram, fielmente, a sua doutrina.
Por meio desses textos, o autor deseja ainda perceber e compreender o porquê eles são considerados referências essenciais na doutrina do Magistério da Igreja sobre o sacramento do Matrimônio, meio pelo qual as famílias cristãs são estabelecidas como sinais do amor de Deus, Uno e Trino, no mundo.
Este estudo não dispensou o rigor científico ao oferecer uma abordagem capaz de fundamentar a reflexão sobre o matrimônio na perspectiva da evangelização e da família, principal alvo de atenção no Sínodo dos Bispos de 2015. Dessa forma, cada comunidade de fé pode, igualmente, se preparar para este evento.
O estudo segue uma metodologia disposta a ajudar na leitura, na compreensão e na interpretação dos textos de acordo com a coerência interna da Bíblia e a fé da Igreja. Com isso, espera-se que os resultados obtidos possam ajudar os evangelizadores, pastores e agentes de pastorais, a assimilar e a transmitir o conhecimento em suas comunidades, favorecendo a Animação Bíblica de todas as Pastorais, em particular, a Iniciação Cristã e a Pastoral Familiar.
Os textos são abordados a partir de quatro pontos de vista: histórico, literário, teológico e pastoral. Cada análise está precedida de uma breve introdução ao livro ao qual o texto pertence. Isto permite compreender a parte dentro do todo. No final, cada estudo é acompanhado de uma leitura orante, modo privilegiado com o qual os fiéis podem se acercar dos textos bíblicos, para ouvir a Deus, para rever a própria vida e para, neles, encontrar o alimento e o conhecimento que determinam o comportamento condizente com a vontade de Deus que torna o ser humano cada vez mais capaz de amar e de responder com liberdade.
Trata-se, sem dúvida, de uma obra original que vem preencher uma lacuna na reflexão teológico-pastoral sobre a família.


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados