BUSCA

Povos da floresta

Data de publicação: 17/11/2017

imprimir

Trailer


DADOS DO PRODUTO

Título: Povos da floresta
Autor(a): Felício Pontes Jr.
PAULINAS - LIVROS
Coleção: AVULSO
Formato: (15,5 x 23,0)
Páginas: 168
Código: 531537
ISNB: 9788535643534
Preço: R$ 25,80

RELEASE


Livro mostra o ponto de vista de quem vive na floresta

 

“Povos da floresta – Cultura, resistência e esperança” traz a visão do Brasil de um ângulo que não costuma frequentar os grandes meios de comunicação


Qual é a visão de um índio sobre um projeto de mineração na sua aldeia? O que significa a sociedade de consumo para um quilombola? O que um ribeirinho acha do “grande projeto de desenvolvimento” para a Amazônia? O ponto de vista dos povos que vivem nas florestas brasileiras é o mote do lançamento “Povos da floresta – Cultura, resistência e esperança”, de Felício Pontes Jr., procurador regional da República, com prefácio de Dom Erwin Kräutler, c.pp.s, e organização de irmã Osnilda Lima, fsp, publicado por Paulinas Editora em coedição com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).
O livro é uma compilação dos artigos publicados pelo procurador Felício Pontes Jr. na revista Família Cristã (publicação mensal do Grupo Paulinas), nos quais, mais do que a teoria, há a vivência de um defensor de índios, quilombolas e ribeirinhos. Pontes denuncia, por exemplo, as irregularidades cometidas pelo Governo Federal e pelas grandes empreiteiras na construção da Usina de Belo Monte. A obra deixa claro que os povos da floresta são, segundo o autor, invisíveis aos arautos do “grande projeto de desenvolvimento” do Brasil.
Nos artigos, o autor indica pontos que são caros aos povos da floresta e que, para boa parte dos brasileiros, são irrelevantes, como o direito ao isolamento, a proibição da mineração, o choque de modelos de “alegria”, o direito à água, entre outros.
“Povos da Floresta” é um livro pertinente quando vemos que o discurso anti-indígena (ou contra qualquer povo da floresta) tornou-se plataforma política e polariza discussões no Brasil. É pertinente também o fato de que os três envolvidos no projeto (autor, autor do prefácio e organizadora) têm vivência junto aos povos retratados e trabalham por suas causas.

 

Ficha técnica do livro
Título: Povos da floresta – Cultura, resistência e esperança
Autor: Felício Pontes Júnior
ISBN: 9788535643534
Páginas: 168
Edição: 1
Ano: 2017
Idioma: Português
Formato: 15,5 x 23,0 cm
Código: 531537
Preço: R$ 25,80

 

Sobre o autor:
Felício Pontes Jr., mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, é procurador regional da República e sempre tratou de temas ligados à tutela coletiva, em especial à defesa dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia. Desde 2001 vem denunciando as irregularidades cometidas pelo governo e pelas grandes empreiteiras no projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Sobre a organizadora:
Comunicóloga, pesquisadora e defensora dos povos da floresta, irmã Osnilda Lima, fsp (Filhas de São Paulo), é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), que é, no Brasil, vinculado à Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

 

Sobre a organizadora:
Comunicóloga, pesquisadora e defensora dos povos da floresta, irmã Osnilda Lima, fsp (Filhas de São Paulo), é membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe (Celam), que é, no Brasil, vinculado à Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

Sobre Paulinas:
Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para sete Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do país, conferido pela CBL. Diversas obras também receberam a menção “Altamente recomendável” ou indicações ao “Acervo básico”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outras distinções conferidas por associações literárias nacionais e do exterior.

 

 

Informações para a imprensa:

Luciana Sales

divulgacao@paulinas.com.br

Tel.: 11 5081-9333 (ramal 9437)

Cel.: 11 99942-5487 (WhatsApp)

 



Fonte: Sala de Imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dia da Consciência Negra
Lembramos o Dia da Consciência Negra com uma coleção de livros que retratam a cultura do povo africano.

Naquele ano
Uma história emocionante, na qual a amizade verdadeira e o amor da família são o apoio e a ajuda nos momentos mais difíceis.

Deus desce
Paulinas Editora acaba de lançar o livro “Deus desce”, da autora Edicleia Tonete, fsp.

Um anjo também para você
O livro “Um anjo também para você”, de Anna Maria Cànopi, lançamento da Paulinas Editora, explica as citações dos anjos no Novo Testamento, bem como traz comentários da autora com aspectos humanos da experiência da fé.

O gatinho fofoqueiro
O livro aborda de forma criativa a importância da honestidade e os danos que uma fofoca pode causar

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados