BUSCA

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data de publicação: 02/04/2019

imprimir

Trailer



O dia 2 de abril foi escolhido pela ONU, em 2008, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data simbólica para chamar atenção das pessoas para uma síndrome que afeta milhões de pessoas no mundo e para a qual ainda não há muitas respostas.
E para orientar, ajudar e informar a respeito deste tema, a  Paulinas Editora traz importantes obras para você. Confira!


O que eu nunca disse antes - Livro autobiográfico escrito por um rapaz autista, com profundas dificuldades de comunicação. Federico descobriu que conseguiria expressar-se através do computador aos 8 anos de idade; aos 20 anos, não só concluiu o Liceu Científico (equivalente ao Ensino Médio brasileiro), como tem amigos e frequenta a paróquia de seu bairro.
O autismo foi diagnosticado bem cedo e sua família o acompanhou de perto desde o começo, com o apoio de terapeutas, educadores preparados e muito amor - o que, segundo ele sempre foi o mais importante para o seu desenvolvimento. Seu objetivo, ao publicar o livro, é ajudar as pessoas autistas que sofrem por não conseguirem ser compreendidas e construir uma ponte entre elas e a "sociedade neurotípica" (como nomeia os "não autistas"), demonstrando que estarem "presas" dentro do autismo não as torna loucas, burras ou perdidas num outro mundo. Ao contrário, têm medos, esperanças e muitas frustrações por não conseguirem fazer tudo o que os outros fazem.
A primeira parte do livro apresenta o seu relato, desde as primeiras memórias de infância até os dias de hoje, os percalços e os momentos de superação, bem como as pessoas que se tornaram importantes ao longo de sua vida. A seguir, seu pai conta como foi a passagem da ausência total de comunicação até a descoberta de que o computador poderia ajudá-los, o que constituiu uma verdadeira libertação, a abertura de um canal entre Federico, sua família, a escola e o mundo. Para demonstrar a evolução dessa comunicação, cada vez mais ampla, profunda e complexa, o livro traz em ordem cronológica alguns exemplos de seus textos. Ao final, Federico expõe suas ideias acerca da fé e de seu relacionamento com Deus.
Uma obra muito interessante, para quem quer saber o que existe "do outro lado", dentro do coração e da mente do autista, especialmente em casos como o dele, em que a comunicação é tão difícil. Pode ser de muita ajuda, especialmente para os familiares e quem mais convive com pessoas autistas, como educadores e colegas de escola.

Autismo - Informações essenciais para familiares, educadores e profissionais de saúde

A obra apresenta, de forma cuidadosa e acessível, os principais avanços nos cuidados psicoterapêuticos ao autismo. Considerado um distúrbio do desenvolvimento neuropsicológico, o autismo geralmente se manifesta por volta dos três anos de idade, quando a criança passa a apresentar dificuldades marcantes e persistentes na interação social, na comunicação com os outros e no repertório de interesses e de atividades. A pessoa afetada demonstra dificuldade em estabelecer vínculos de amizade, os relacionamentos interpessoais parecem ter pouco ou nenhum significado e o mundo pode lhe parecer ameaçador e hostil.Conhecer melhor o autismo passou a ser uma necessidade de educadores e da sociedade como um todo, pois as descobertas provam que as limitações decorrentes do autismo não só não afetam todas as esferas intelectuais como, ao contrário, há autistas com capacidades excepcionais, que devem ser valorizadas. Nesse sentido, o autor - um dos maiores estudiosos do assunto - apresenta um quadro bastante completo do autismo, com as últimas descobertas e testes aplicados à diagnose, as possíveis causas e as teorias acerca de aquisição de conhecimento e comunicação em indivíduos autistas. Segundo ele, o envolvimento de especialistas, familiares e educadores e a aplicação de programas de intervenção psicoeducativa leva a resultados muito positivos, promovendo especialmente o autocontrole e a independência.


Autismo Infantil - Pierre Ferrari, professor de psiquiatria para a infância e a adolescência da Universidade de Paris, expõe, de forma bastante eficiente, as informações essenciais sobre o autismo infantil.
A obra apresenta um amplo panorama desse complexo distúrbio da personalidade: a evolução e as diversas correntes de estudos; os métodos de avaliação e diagnóstico; as formas de tratamento, que aliam medidas educativas, pedagógicas e terapêuticas. Traz importantes contribuições acerca do comportamento dos responsáveis pelos cuidados das crianças e também aborda a questão do autismo na adolescência e na vida adulta. O autor ainda nos lembra da importância do reconhecimento do autista como sujeito, que merece a dignidade de ser reconhecido em suas diferenças e de ter assegurados os meios que permitam uma autêntica comunicação e convivência com as outras pessoas.

Autismo azul e de todas as cores - O livro pretende esclarecer pais e profissionais da saúde e da educação acerca do Transtorno do Espectro Autista a partir da neurociência.
O autor apresenta o percurso histórico dos estudos sobre o autismo, a incidência, os sinais de alerta, a caracterização e as estratégias de intervenção e descreve a desmodulação sensorial e os comportamentos estereotipados. A seguir, elucida mitos e verdades e conclui com orientações para familiares e educadores, de modo que possam oferecer melhor qualidade de vida às crianças com essa condição diagnóstica.

Todas as obras  estão disponíveis em toda a Rede Paulinas de Livrarias, pelo 0800 70 100 81 e no site www.paulinas.com.br.



Contato para imprensa
Luciana Sales   
Tel.: (11) 5081-9333 / R 2544
imprensa@paulinas.com.br





Fonte: Sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Natal, Deus conosco - Canções Celebrativas
As canções do álbum “Natal, Deus conosco” querem anunciar a mesma mensagem porque o Natal não mudou. Jesus é a novidade de hoje e será a de sempre.

Padre Agnaldo José lança single em honra ao Doce Coração de Maria
Com participação de Fátima Souza, a composição de Pe. Agnaldo José e Pe. Paulo Sérgio de Souza homenageia a primeira discípula do Senhor. Com ela, aprendemos a cantar o Magnificat em louvor aos feitos de Deus em nossas vidas.

Catequese em família com Padre Zezinho, scj
Resumo: A série “Catequese em Família”, com uma linguagem didática e objetiva, aborda situações concretas do cotidiano dos casais e filhos. As inspirações desta primeira temporada partem do livro “Amores que deram certo”.

Antônio Cardoso lança single sobre a conscientização a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O cantor Antônio Cardoso acaba de lançar o single “Sob a luz dos mártires da fé (Um pacto pela Amazônia)” inspirado nesse compromisso solene e na missão de levar, através da música, à conscientização sobre a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.

Nos passos de Santa Cecília e o encontro do " Vinil ao Digital".
Por ocasião do dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, vamos refletir sobre a música cristã e o seu relevante papel na liturgia e atividades pastorais.Confira também como foi o encontro do “Vinil ao Digital”.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados