BUSCA

Lançamento do Dicionário de Ciência da Religião é considerado um marco epistemológico em sua área

Data de publicação: 17/03/2022

imprimir

Trailer




Professor Frack Usarski (organizador),  Ir. Ivonete Kurten, fsp (Paulinas), Prof. João Décio Passos (oganizador), Prof. Wagner Lopes Sanchez (revisor do livro)

e Edin Sued Abumanssur (professor e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC)


Primeiro dicionário de Ciência da Religião em português, a obra reúne 106 autores, entre brasileiros e estrangeiros

 
 Em uma tarde de autógrafos realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), foi lançado, em 16 de março, o Dicionário de Ciência da Religião, resultado de mais de cinco anos de trabalho de uma equipe que reuniu 106 autores, sendo brasileiros e estrangeiros, que “construíram” uma obra de pesquisa que é um marco epistemológico do estudo da Ciência da Religião.

O Dicionário de Ciência da Religião é o resultado de uma parceria entre a Paulinas Editora, Paulus e Loyola, com organização dos professores Frank Usarski, Alfredo Teixeira e João Décio Passos. São 303 palavras e 207 verbetes, sendo o primeiro lançado na língua portuguesa.

De acordo com o doutor em Ciências Sociais, professor e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da PUC, onde ocupa o cargo de doutor associado, Edin Sued Abumanssur, “esse dicionário vem numa sequência de publicações que o programa faz há muito tempo, tendo construído o continente da Ciência da Religião. Com o dicionário, pretendemos marcar o terreno do que entendemos que é a Ciência da Religião, a especificidade da disciplina. Para nós, é um marco na construção epistemológica da área. É um dicionário inédito na língua portuguesa em sua área, não temos algo semelhante em nenhum país lusófono. É um trabalho muito grande de profissionais brasileiros e portugueses, inclusive de várias universidades. É uma obra de fôlego. Esperamos que este dicionário tenha um longo curso na vida acadêmica”, disse ele.

Segundo o organizador do dicionário João Décio Passos, doutor em Ciências Sociais, livre-docente em Teologia pela PUC-SP e professor associado do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião da mesma universidade, “é um dicionário de Ciência da Religião, não um dicionário de religiões, pois o esforço foi levantar um conjunto de verbetes que sintetizam, catalogam e instrumentalizam o estudo científico da religião”. Ele completa, ainda, dizendo que o dicionário, como um marco do estudo científico de um momento, é sempre provisório. “Na medida que a ciência anda, imaginamos que o dicionário vá sendo ampliado. Ao mesmo tempo em que é um ponto de chegada da Ciência da Religião no Brasil, depois de mais de 40 anos, com graduações já funcionando em vários estados, que constitui hoje a área 44 da Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram cinco anos de serviço, com o envio da carta para os autores em 2015, sendo que a pandemia suspendeu os trabalhos em dois anos. Foi uma vitória, pois o estudioso da Ciência da Religião tem uma ferramenta organizada e sistematizada disponível, que ele não tinha antes. Já havíamos feito o Compêndio da Ciência da Religião (Paulinas Editora - 2013), que venceu o Prêmio Jabuti. Mas o Compêndio tem uma sistematização com verbetes longos, sendo mais um livro que faz um balanço da área. Já o Dicionário é o passo seguinte”, falou Décio Passos.

Já para outro organizador, Frank Usarski, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião na PUC-SP, “o dicionário começou a ser pensado a partir de 2015, como uma extensão do Compêndio, como um projeto de longa duração. Sabíamos que queríamos fazer um dicionário não só sobre as religiões, mas sobre a Ciência da Religião, com todas as suas áreas, e começamos a criar uma lista que achamos adequada. Depois de algumas modificações, chegamos ao consenso de mais ou menos 300 verbetes, aos quais depois acrescentamos subverbetes, como o Arquétipo, que depois anexamos ao verbete Carl Jung, já que era um conceito dele. A pessoa vai achar o conceito e vai ser levado às suas ramificações. Depois, procuramos autores, e encontramos 109 que participaram, metade do núcleo era da PUC-SP e da Universidade Católica Portuguesa, pois o Alfredo Teixeira, outro organizador, é de lá. E depois tivemos várias pessoas de outras instituições, sendo que demorou muito, pois algumas pessoas saíram e, depois, veio a pandemia. Nossa disciplina tem mais de 30 anos, mas, na Europa, foi fundada em 1833. A gente representa o conceito da Ciência da Religião. Não temos muitos cursos de graduação na área, mas muita gente de outras áreas do estudo quer fazer pós-graduação ou mestrado em Ciência da Religião. Então, o dicionário vai contribuir com qualquer trabalho, apresentação, para se aprofundar e ficar mais seguro sobre o que um estudioso de qualquer lugar do mundo esperaria de um cientista da religião”, finaliza o professor Frank.

Dicionário de Ciência da Religião

Organização: Alfredo Teixeira,  Frank Usarski,  João Décio Passos

Código: 535419

Preço: R$ 135,00

À venda nas Paulinas Livrarias, no site paulinas.com.br, no telemarketing 0800 70 10081, pelo whastAPP  (11) 97204-2814 ou na Amazon e outras plataformas de vendas.


Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.






 

Para mais informações, entre em contato: Marco ASA – Assessor de imprensa – 11 96585-1710 ou imprensapaulinas@gmail.com



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Grupo Cantores de Deus comemora seus 25 anos com pocket show e lançamento de clipe “reconfortante”
O Grupo Cantores de Deus comemorou os 25 anos de existência com um show no estúdio da Gravadora Paulinas-COMEP. Foram apresentadas músicas dos 9 CDs do grupo em um show marcado pela fé e pela emoção.

No maior evento literário do Brasil, a Paulinas Editora celebra a influência dos livros em nossa vida e pergunta: “O que o livro me disse?”
A Paulinas Editora participará da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa no dia 2 de julho no Expocenter Norte, na capital Paulinas. Além de seus lançamento, a editora apresentará seu novo selo, o Saberes e Letras

Alegria, cultura e muito calor humano na festa junina do Centro Social Irmã Tecla Merlo
Festa junina realizada no Centro Social Irmã Tecla Merlo, no Grajaú, em São Paulo, reúne crianças e adolescentes atendidos pela entidade para uma evento cultural muito animado.

PAULINAS: 107 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NO MUNDO
As Paulinas comemoram, neste dia 15 de junho, seu 107 anos de criação em todo o mundo.

Uma jovem da Galileia: nova música de Pe. Zezinho, scj, destaca o ser “catequista” de Maria
O single será lançado no encerramento do mês mariano e no dia dedicado à Visitação de Nossa Senhora, 31 de maio.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados