BUSCA

Brasil recebe as relíquias de Santa Teresa de Lisieux (ou Santa Teresa de Jesus) e fiéis brasileiros demonstram sua devoção à santa francesa

Data de publicação: 22/09/2022

imprimir

Trailer




Evento marca biênio de homenagem à santa pela UNESCO e  jornada já visitou 80 países

 Santa Teresa de Lisieux, ou Santa Teresa do Menino Jesus, é uma santa francesa que é muito cultuada em todo o mundo, inclusive aqui, no Brasil. Por isso, a jornada mundial com suas relíquias tem mobilizado milhares de fiéis no Brasil, tendo começado neste mês e seguindo até dezembro.

As relíquias de Santa Teresa chegaram ao Brasil no dia 8 de setembro e ficaram expostas na paróquia de Santa Teresinha, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. Depois, seguiu para uma celebração na catedral de Marília (interior de São Paulo). As relíquias passarão por outras 41 cidades do interior paulista, entre as quais Bauru, Dracena, Junqueirópolis, Garça, Vera Cruz, Avencas, Oriente, Pompeia e Assis. O encerramento da peregrinação no Brasil será no dia 13 de dezembro deste ano, na paróquia São José, no bairro de Osvaldo Cruz (SP). A peregrinação será encerrada no dia 15 de dezembro.

O elo entre o Brasil e Santa Teresa começou em 1897, com uma jornada missionária do Padre Henri Rubillon, que pregou muitas missões e retiros em todo o Brasil, introduzindo a espiritualidade de Santa Teresa, em Nova Friburgo, no RJ. Hoje, junto com Estados Unidos e Itália, o Brasil é um dos países estrangeiros que mais visita o Santuário de Lisieux, na França.

 Origem da jornada das relíquias – Três meses antes de morrer, Teresa havia anunciado que passaria ao céu fazendo o bem na Terra, derramando uma “chuva de rosas”. Seu pressentimento tornou-se realidade. Logo após a sua morte, muitas curas e conversões foram alcançadas por meio de sua intercessão. Desde 1994, as relíquias de Santa Teresa têm viajado regularmente na França e ao redor do mundo, respeitando o desejo de Teresa de ser missionária e evangelizar por terras distantes. Em 28 anos, as relíquias passaram por 80 países, incluindo o Brasil.

 Live sobre Santa Teresa – No dia 28 de outubro, a Paulinas realizará uma live sobre Santa Teresa de Jesus, baseada no livro História de uma alma - Teresa de Lisieux. A transmissão será feita pelos canais do Facebook da Paulinas Brasil e Paulinas Editora e pelo canal do Youtube da Paulinas Brasil. A live terá como convidada a Ir. Catiane Joanol Neitzke, CMES, tendo como mediadora a Ir. Ivonete Kurten, fsp. Dia 28, às 20 horas.

 

 

Obras da Paulinas que falam sobre Santa Teresa de Jesus:

 


História de uma alma - Teresa de Lisieux - A História de uma alma, publicada um ano depois de sua morte, em 1898, que retoma o obituário habitual das carmelitas, reunia de fato três manuscritos deixados por Teresa: dois escritos propriamente autobiográficos, que comportam uma primeira parte escrita no início de 1895, e uma segunda parte, mais tarde, no segundo semestre de 1896.

 


Caminho de perfeição - Ao escrever este ensaio a conselho ou por ordem de seu confessor, Santa Teresa nos deixou um roteiro para a santidade. Ela aponta o caminho da perfeição com muita acuidade psicológica, baseando-se em uma introspecção, sua experiência pessoal e observação do exemplo de outras pessoas.

 


Santa Teresa de Jesus - mística e humanização- Segundo a autora deste livro, Santa Teresa não exorta a servir a Igreja em abstrato, mas aos homens e mulheres que a compõem, sem que se deixe de ser sempre sensível a tudo o que é humano. Teresa empenhou-se para que seus leitores estabelecessem uma amizade com o Jesus dos Evangelhos - "este Jesus que viveu, morreu e ressuscitou".

 

Para saber mais e comprar os livros, vá até uma Paulinas Livraria perto de você ou ligue grátis para 0800 70 100 71. Se preferir acesse paulinas.com.br ou contate-nos via whatsAPP pelo número (11) 97204-2814.

 

Sobre Paulinas:

Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro –, e com participação em feiras literárias internacionais. Assume como valores em sua ação: Alegria em servir; Amor à missão; Colaboração e criatividade; Comunhão e participação; Espiritualidade; Harmonia e beleza; Ética e responsabilidade social.

 

 

 

Agenda de entrevistas com a autora e contato para imprensa : Marco ASA | Tel.: (11) 5081-9333 | WhatsApp: (11) 96585-1710 | imprensa@paulinas.com.br



Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas-Comep lança a a música
A Gravadora Paulinas-Comep lança a música "Vamos pra casa da Mãe", que nos coloca no clima do dia 12 de outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Livro infantil mostra de forma singela uma breve biografia de Lampião e Maria Bonita
o livro “A menina, o menino e o fio do tempo” inova ao contar uma breve biografia de um dos casais mais importantes da nossa história: Lampião e Maria Bonita, enquanto crianças.

Paulinas estará presente em mais uma Festa Literária, desta vez em Mogi das Cruzes
A Paulinas Editora e o selo Saberes e Letras participarão da segunda edição da Feira Literária de Mogi das Cruzes, nos dias 6, 7 e 8 de outubro.

Encontro “Perdas da viuvez” quer renovar a alegria de viver em quem perdeu alguém no pós-pandemia
O encontro “Perdas da viuvez” será realizado no próximo dia 24 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, em São Paulo.

OPINIÃO: UMA TRILOGIA
O Autor Eder Vasconcelos fala sobre a sua trilogia de "Pedagogias", lançada pela Paulinas Editora.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados