BUSCA

Tráfico de pessoas - Reflexões para a compreensão do trabalho escravo contemporâneo

Data de publicação: 26/03/2014

imprimir

Trailer



A organização Internacional do Trabalho – OIT estima que existam cerca de 2,4 milhões de pessoas traficadas atualmente.

O tráfico de pessoas e o trabalho em condições análogas às de escravo configuram graves violações dos direitos humanos fundamentais. São fenômenos inter-relacionados, que giram em torno da exploração econômica do ser humano e da mercantilização de sua força de trabalho, afetando milhares de pessoas ao redor do mundo. É dever não só do Estado, mas de toda a sociedade, agir para erradicar esse tipo de conduta e proteger a vítima e sua família, seja um trabalhador brasileiro ou um imigrante (independentemente de sua situação migratória), além de promover a sua (re)integração à sociedade.

É nesse sentido que Paulinas Editora publica esta obra, que conta com textos muito interessantes, elaborados por autores altamente referenciados e comprometidos com os temas, como Pe. Alfredo J. Gonçalves, Ela Wiecko V. de Castilho, Erlan José Peixoto do Prado, Estela Márcia Rondina Scandola, Fernanda Alves dos Anjos, Leonardo Sakamoto, Lucia Isabel Silva, Luís Antônio Camargo de Melo, Marcel Hazeu, Paulo Abrão Pires Júnior, Pe. Ricardo Rezende Figueira e Frei Xavier Plassat, além de algumas fotos das vítimas, gentilmente cedidas pelo auditor fiscal do trabalho Sérgio Carvalho e pela ONG Repórter Brasil.

A intenção é que os leitores possam acompanhar as inúmeras discussões que surgem a partir da problematização do tráfico de pessoas com a serenidade e a determinação que o assunto requer. Apenas com a difusão da informação relacionada com a matéria será possível fazer frente aos abusos que são cometidos diariamente e, finalmente, erradicar esse mal da humanidade, divulgando o ideal da fraternidade entre todas as pessoas e a solidariedade entre os povos.

Título: Tráfico de pessoas
Subtítulo: Reflexões para a compreensão do trabalho escravo contemporâneo.
Autor: Christiane V. Nogueira, Marina Novaes e Renato Bignami (orgs.)
Editora: Paulinas
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 240
Código: 52535-9
ISBN: 9788535637168
Preço: R$ 23,90

Organizadores:
Christiane Nogueira – Mestre em Direito Constitucional pela UFC, pós-graduada em Teorias Críticas do Direito e Democracia na Iberoamerica (Multiculturalismo e Direitos Humanos) pela Universidad Internacional de Andalucía. Procuradora do Trabalho, titular da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONAETE) na Procuradoria Regional do Trabalho da 2a Região;
Marina Novaes – Bacharel em Direito pela PUC-SP, mestranda em História pela USP. Assessora Especial para a Promoção ao Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo;
Renato Bignami – Mestre em Direito do Trabalho pela USP e doutorando em Direito do Trabalho pela Universidad Complutense de Madrid. Auditor-fiscal do Trabalho, coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Escravo da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo.


Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados