BUSCA

A presença feminina no Vaticano II - As 23 mulheres do Concílio

Data de publicação: 03/09/2014

imprimir

Trailer



A presença feminina no Vaticano II – As 23 mulheres do Concílio

 

Obra resgata a participação histórica da mulher no Concílio Vaticano II; evento eminentemente masculino e clerical.

“Mas a hora vem, a hora chegou, em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire na cidade uma influência, um alcance, um poder jamais conseguido até aqui.”

No dia 8 de setembro de 1964, o Papa Paulo VI anunciou oficialmente a presença de 23 mulheres como auditoras no Concílio Vaticano II.  Dia 25 do mesmo mês, entrou na aula conciliar a primeira mulher, a francesa Marie-Louise Monnet.  

De setembro de 1964 a agosto de 1965, dez religiosas e treze leigas, uma a uma, foram chamadas e escolhidas, segundo critérios de competência e internacionalidade.  Na época a previsão de muitos padres conciliares diante desse fato era a de que a participação feminina no Concílio seria simbólica. Entretanto as dez religiosas e treze leigas convidadas como auditoras não foram silenciosas e nem as suas presenças foram simbólicas; pelo contrário, a participação delas no evento foi além do que se esperava, e deixou sinais importantes nos próprios documentos conciliares.

A presença feminina no Vaticano II, da escritora Adriana Valério, resgata a trajetória dessas 23 mulheres que participaram pela primeira vez do Concílio Vaticano II, evento eminentemente masculino e clerical. A obra reflete sobre a voz e o papel da mulher na igreja. 

O livro está dividido em duas partes: a primeira relembra os principais eventos da sociedade que antecederam o Concílio.  A segunda parte do livro apresenta por meio de uma investigação apaixonante, os rostos e as histórias de cada uma dessas “madres conciliares” que pela primeira vez tomaram parte em algumas sessões do Concílio, e que embora tenham respeitado a ordem de permanecer em silêncio, souberam encontrar ocasiões certas para pronunciar palavras eficazes.

Obra: A presença feminina no Vaticano II
Escritora: Adriana Valério
Coleção: Revisitar o Concílio
Paulinas Editora

 

Clique e veja mais informações deste produto na Livraria Online

 

                                                                     Contato para imprensa
André Kawahala
                                                                     Fone: 55 11 5081-9333
                                                                    imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Sala de Imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados