BUSCA

Denzinger: agora, em português, o testemunho da dinâmica da fé no coração da Igreja

Data de publicação: 05/06/2007

imprimir

Trailer



A obra é um convite a estudantes, graduados e pós-graduados do curso de Teologia que se interessam em aprofundar a compreensão histórica e a interpretação criativa da tradição nas questões permanentes da fé.

Nossa fé está inextricavelmente ligada a realidades históricas positivas das quais não se pode prescindir quando se pretende crer como cristão. Porém, essa positividade, à diferença das elaborações especulativas, é pouco assimilada pelo povo cristão em geral, e de modo especial, em nosso país.

A fé cristã não é a conclusão de um raciocínio abstrato e universal, mas surge a partir de um fato histórico considerado revelador e salvífico, que nos alcança mediante uma tradição que o transmite, com seu sentido e interpretação, no quadro de uma comunidade que lhe garante a continuidade na expressão e na vida.

Em uma iniciativa inédita, Paulinas e Edições Loyola publicam Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral, uma tradução brasileira da coletânea de declarações do Magistério da Igreja Católica, conhecida como "Denzinger. Decidido a restabelecer uma teologia genuína, em contraposição ao racionalismo teológico vigente em seu tempo, o filósofo, teólogo e matemático Heinrich Denzinger (1819-1883) concebeu, em 1854, o manual de pronunciamentos pontifícios e conciliares, que, pela importância, vem merecendo sucessivas reedições e em várias línguas. Em suas palavras, trata-se de "uma visão de conjunto tão completa quanto possível da doutrina eclesial, com especial consideração das necessidades do tempo presente".

Com 1.468 páginas, a presente edição, bilíngüe (latim e português, com citações em grego), tem como base a 40ª edição alemã, de 2005, aos cuidados do teólogo Peter Hünermann. Reúne documentos (até 2003) que são um espelho das práticas e discussões que conduziram ao atual modo de formular e praticar a fé no âmbito da Igreja católica, ou seja, documentos que balizaram a transmissão da fé ao longo de mais de vinte séculos de cristianismo.

Traduzida por José Marino Luz e Johan Konings, com a ajuda de professores da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia do Instituto Santo Inácio (BH), a obra é um convite a estudantes, graduados e pós-graduados do curso de Teologia interessados em aprofundar a compreensão histórica e a interpretação criativa da tradição nas questões permanentes da fé.


Título: Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral
Editoras: Paulinas e Loyola
Autor: Denzinger (Hünermann)
Tradução: José Marino Luz e Johan Konings
Páginas: 1.468
Preço: R$  198,80
Código: 512117

Paulinas Editora
Sala de imprensa
Joana Fátima, Taíz Gonzáles, Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgação@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados