BUSCA

Como fica a Igreja Católica diante do crescente pluralismo religioso?

Data de publicação: 09/05/2007

imprimir

Trailer



A reflexão de Geffré incentiva a construção de um "ecumenismo inter-religioso", pois, juntas, as religiões podem partilhar seu "patrimônio comum", suas experiências de Deus.

A Igreja Católica está, sim, preocupada com o crescente pluralismo religioso na América Latina, conhecido como "Continente da Esperança". Não é à toa que o Papa Bento XVI desembarca nesta quarta no Brasil, tido como o maior país católico do mundo. Segundo jornais franceses de hoje, a visita traz embutida uma tentativa de frear a perda de força que a Igreja Católica já sente há muito em países europeus.

Durante séculos viveu protegida numa redoma pela filosofia metafísica de cunho aristotélico, a teologia cristã vê-se questionada pela cultura moderna que, em meio a várias suspeitas, duvida também da existência de Deus. Os saberes modernos investem todos os esforços para a concretização do total bem-estar humano na terra, deixando o céu para os pássaros voarem e não para reflexões transcendentais.

No entanto, as várias ciências e toda a sua racionalidade moderna não conseguiram realizar os sonhos prometidos. A imensidão do azul-celeste aguça a finitude do ser humano. Há o retorno do sagrado ou reencantamento do mundo. Por todos os lados pululam religiões e essa variedade provoca a reflexão teológica cristã. Convicções religiosas e verdades absolutas passam a ser desafiadas e, quando não contrapostas, apresentadas de maneira diferente.

A relevância do livro Pluralismo religioso contemporâneo - Diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré, escrito por Roberlei Panasiewicz, é explorar o campo de pensar de um dos principais teólogos católicos, Claude Geffré, que aceita essa provocação e busca pensar as perguntas da atualidade e dar-lhes respostas. Ele compreende o pluralismo religioso como um novo "paradigma" para a teologia cristã, pois a impulsiona a retomar e reavaliar os tradicionais conceitos, tratados, doutrinas e, inclusive, dogmas. É, assim, uma oportunidade de crescimento para a teologia cristã ao fazer-se significativa para os fiéis.

A obra articula teologia hermenêutica e teologias das religiões em Geffré, mostrando como ele consegue responder aos questionamentos do pluralismo religioso, mantendo uma abertura ao diálogo com as tradições religiosas. A teologia desse pensador busca uma linguagem que fale humanamente de Deus; para tanto, quer superar a teologia dogmática tradicional.

Na segunda parte, o autor expõe as conseqüências dessa mentalidade para a teologia das religiões: (re)propõe o pluralismo religioso como desígnio de Deus, esclarece a dimensão cristológica que vê Jesus como universal concreto e recoloca em novos parâmetros a perspectiva eclesiológica da missão e a concepção de verdade. Trata-se de um sério esforço por apresentar uma teologia do pluralismo religioso.

Livro: Pluralismo religioso contemporâneo - Diálogo inter-religioso na teologia de Claude Geffré
Autor: Roberlei Panasiewicz
Editora: Paulinas
Páginas: 200
Preço: R$ 29,30
Código: 51043-2

Sala de Imprensa
J. Fátima Gonçalves, Taís González e Ir. Sofia, fsp
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgação@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados