BUSCA

Um livro de dar água na boca

Data de publicação: 07/05/2007

imprimir

Trailer



Este livro também evoca o lado agregador da comida, que é capaz de juntar a família seja no preparo de uma refeição, seja no consumo, nos tradicionais almoços de domingo.

Ela vive em buracos nas areias das praias litorâneas, tem corpo quadrado, pernas alongadas, e se locomove rapidamente - Ai, que areia quente, dona Maria-Farinha! Cuidado com seu pé, senão ele também cozinha.

De cílios postiços e laços de fita, Maria-Farinha passa a maior parte do tempo cozinhando. O jornalista, escritor e poeta José de Castro descobriu os segredos da culinária desse crustáceo e misturou tudo a uma dose exagerada de poesia para escrever A cozinha da Maria-Farinha, livro editado por Paulinas.

Maria-Farinha, também conhecida como Espia-Maré, ou Chama-Maré, ensina receitas saborosas e saudáveis para as crianças, como pirão, abobrinha batida, pé-de-moleque, doce de mamão. Mas como? Se a cozinha de Maria-Farinha é de areia? Se ela não areia as panelas, pois elas já são de areia? Que comidas cozinha a Maria-Farinha naqueles buraquinhos minúsculos que a gente nunca encontra o final?

Ah!, nem queira saber. O segredo do pé-de-moleque ela aprendeu com seu pai, o velho Farinondas, que vendia doces em toda a cidade. O doce de mamão ralado, o doce de coco e doce de leite com raspinhas de limão, aprendeu ainda menina, quando observava mãe Farestina na cozinha.

Enquanto Maria-Farinha vai brincando com suas comidas, tempero e simpatias, a ilustradora Elma fica por perto com suas tintas e pincéis, colocando generosas pitadas de cor. Tudo para encantar e deixar o leitor com água na boca. As receitas podem ser feitas pelas crianças, desde que tenha um adulto por perto. Ah! Cuidado com a gulodice, que é um pecado capital.


Título: A cozinha da Maria-Farinha
Autor: José de Castro
Ilustradora: Elma
Editora: Paulinas
Coleção: Esconde-Esconde
Formato: 20 x 28
Código: 51108-0

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados