BUSCA

Família ganha mais espaço no meio acadêmico

Data de publicação: 02/05/2007

imprimir

Trailer



"Família é, para todos os seus membros, mas em especial para crianças e adolescentes, o lugar de aprendizagem da convivência e, em face de suas características, o ponto inicial do encontro com o diferente."
Professoras Zélia Biasoli-Alves/Lúcia Moreira

Família, subjetividade, vínculos é o primeiro de uma série de seis volumes da coleção A Família na sociedade contemporânea, de Paulinas Editora, que têm como base os textos produzidos a partir do I Seminário Internacional "Família contemporânea: desafios à intimidade e à inclusão social", realizado em outubro de 2006, em Salvador (BA), e organizado pelo Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador.

Organizados por Lúcia Moreira e Ana M. A. Carvalho, os oito textos acadêmicos aqui reunidos, de autores nacionais e estrangeiros, buscam ampliar o espaço de diálogo e o debate ao redor do tema "família", sempre em caráter multidisciplinar, visando compreender as razões de sua existência, as suas formas de organização, as mudanças que a influenciam, seus conflitos e tensões e o futuro que a espera.

O conjunto oferece contribuições da fenomenologia, da psicanálise e da psicologia em suas interfaces com a sociologia e a biologia. Sob tal perspectiva multidisciplinar, a unidade se dá pelos temas recorrentes, como sujeito, subjetividade, vínculo, self, redes sociais e família.

Nas abordagens psicossociais (dois capítulos) são mostrados os resultados de estudos empíricos que buscam compreender a singularidade e a diversidade na experiência de famílias pobres residentes em São Paulo e em Salvador. A obra oferece ainda uma revisão dos conceitos de família, suas funções, dinâmicas e transformações sócio-históricas, focalizando especialmente o papel educacional da interação intergeracional e do núcleo familiar para a transmissão de valores.

Embora complexo, o assunto é tratado com clareza, não somente para especialistas, mas para os interessados em compreender mais a fundo a realidade da família na atualidade.

Título: Família, subjetividade, vínculos
Orgs.: Lúcia Vaz de Campos Moreira e Ana M. A. Carvalho
Coleção: Família na sociedade contemporânea
Formato: 13,5 x 20,0
Código: 51148-0

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados