BUSCA

Homem e Mulher, Corpo e Alma, Eros e Psique: e o fascínio continua

Data de publicação: 02/05/2007

imprimir

Trailer



Resta-nos a Poesia, que antes de tudo é a Palavra que se diz em silêncio."
Lúcia P. Góes

Eros e Psique: passagem pelos portais da metamorfose é uma abordagem moderna do antigo mito de Eros e Psique - símbolo e metáfora do casamento da Sabedoria com a matéria -, analisado e confrontado com outras obras, de diversas origens e diferentes gêneros literários, mas que têm com ele alguma relação. Neste mais novo lançamento de Paulinas Editora, a autora Lúcia Pimentel Góes se vale de material coligido em seu Pós-Doutoramento em Semiótica e Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sob a tutoria da Profa Dra Maria Lúcia Santaella Braga.

Para embasamento científico, Lúcia apóia-se em pressupostos formulados por teorizadores de nossos dias, como Bakhtin, Peirce, Greimas, Kristeva, Barthes e a própria Sataella, acerca de questões concernentes à semiótica, oralidade, intertextualidade, informática, mitologia e teorias do discurso, da narrativa e da poesia.

Dividido em seis capítulos, Eros e Psique aborda no capítulo 1 a cultura e as formas simples, nascidas dos primeiros gestos verbais da humanidade - lendas, contos, mitos - cujo núcleo é sempre um acontecimento, um fato real. "O contar nasceu com o ser humano. Ao dar nome a tudo que o cercava, o homem separou caos e cosmos. E os nomes, juntos ou separados, contaram e disseram, pois eram sagrados. E assim multiplicaram-se: entre pares, grupos, tribos, regiões, territórios, povos, continentes."

No capítulo 2, apresenta o confronto das formas simples e suas derivações, no tempo e no espaço, dividido em: narrativas de tradição oral; das formas simples para as eruditas; formas de tempo e de cronotopo no romance; migração das formas: paráfrase, paródia e suas variantes; temporalidade e espacialidade; e a literatura da Idade Média, na qual há atuação do meio social.

Na seqüência, são tratadas as formas em resgate (origens, migração e miscigenação) e apresentada uma análise de relatos, que inclui obras de autores do porte de Apuleio, Almeida Garrett, Domingos Olympio e Guimarães Rosa. O capítulo 4 é dedicado à passagem do mito ao ciclo dos contos de fadas do noivo (a) animal, que tem em A Bela e a Fera a história mais conhecida. Também são citadas as histórias de O Príncipe Sapo e O Príncipe Lagartão.

O capítulo 5 traz uma análise de relatos do mito ao conto, citando Theophilo Braga e Luís da Câmara Cascudo. O último capítulo vai do mito aos poemas e analisa um poema de Fernando Pessoa. A obra conta ainda com uma significativa iconografia e vasta bibliografia que permitem aos leitores ampliar conhecimentos e se aprofundar no assunto.

Título: Eros e Psique - Passagem pelos portais da metamorfose
Autora: Lúcia Pimentel Góes
Editora: Paulinas
Coleção: Re-significando linguagens
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 248
Preço: R$ 32,50
Código: 50984-1

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados