BUSCA

Bento XVI: um teólogo para os muitos desafios da Igreja e do mundo

Data de publicação: 16/03/2007

imprimir

Trailer



Na sua primeira encíclica, Bento XVI, diferentemente de seus antecessores, optou por falar de amor.

Bento XVI, um dos homens mais influentes do Vaticano no papado de João Paulo II, chegou com a dura tarefa de substituir um papa popular e, de certa forma, revolucionário. Teólogo de renome internacional, sua eleição, mais ou menos esperada nos meios mais bem informados da Igreja, foi uma grande surpresa e até certo sentido uma decepção em nosso país, que o conhecia mais pelo cerceamento à Teologia da Libertação do que pela densidade de sua reflexão teológica.

Seu pontificado vem se revelando de grande impacto, especialmente nos meios intelectuais alemães e franceses. E ele surpreendeu logo na primeira encíclica: "Quem poderia imaginar que, em lugar de expor um plano de governo, uma linha de ação, falar de autoridade, de poder, como seus antecessores, Bento XVI optaria por uma meditação espiritual sobre o amor?", questiona o teólogo Franscisco Catão.

Chama atenção igualmente a qualidade teológica de suas falas. "Aliás, são poucos os teólogos eleitos papa. O último com essa formação foi Bento XIV, no século XVIII", lembra Catão, destacando a densidade teológica das catequeses de quartas feiras e das audiências gerais. No discurso do Ângelus, de 28 de janeiro, Bento XVI provoca os teólogos ao defender a busca de uma nova racionalidade para pensar a fé cristã nos dias de hoje. E diz: Pensem a teologia com o pensamento dos homens de seu tempo. "Com essas palavras, esse discurso é quase escandaloso!", avalia Catão.

Praticamente longe das manchetes depois de eleito o 265º Pontífice da Igreja católica, em abril de 2005, Bento XVI volta com força ao noticiário graças à visita ao Brasil, em maio. Para os que se interessam em conhecer um pouco mais sobre esse polêmico líder católico, Paulinas preparou algumas sugestões de leitura:


Bento XVI - Um perfil biográfico
Autor: António Marujo
Mesmo brilhante cardeal, a escolha de Joseph Ratzinger foi inesperada para muitos, que o encaravam como guardião da ortodoxia. É prematuro adivinhar o que Bento XVI fará, mas este perfil biográfico tenta inferir, a partir dos sinais mais evidentes do primeiro ano de mandato e pelo estilo reservado, o que ele pode significar para o futuro, não apenas do pontificado, mas da própria Igreja Católica e dos cristãos.




Lembranças da minha vida
Autor: Joseph Ratzinger
As relações familiares, a infância, os motivos que o levaram a abraçar o sacerdócio, sua vida durante o nazismo, primeiro como estudante no seminário fechado pelos "marrons" e, mais tarde, como soldado na Segunda Guerra, suas passagens por renomadas universidades como professor de teologia... Numa rara atitude por parte de um alto dignatário da Igreja, ele expõe, aqui, sua vivência e experiências e não esconde alegrias e sofrimentos pessoais.




Via-Sacra no Coliseu - Meditações e orações de Bento XVI
Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice
Celebrar a Via-Sacra é uma forma de percorrer a caminhada dolorosa de Jesus rumo ao Calvário. Enriquecida com belíssimas reproduções da via-sacra da Catedral de Pádua (Itália), a obra propõe a contemplação e as repercussões em nossa vida de cada momento da Paixão do Senhor, tendo como base as meditações e orações do Santo Padre o Papa Bento XVI.




Carta Encíclica Deus Caritas Est
do Sumo Pontífice Bento XVI - doc. 189
Mais do que um programa, este texto é expressão profunda do propósito que sempre animou a vida de Joseph Ratzinger: conhecer Deus e, a partir Dele, buscar uma compreensão global da realidade do mundo e da vida humana, pautada na Palavra e animada pelo Espírito de Deus.


A revolução de Deus - Discursos do papa Bento XVI para a XX Jornada Mundial da Juventude
Mais do que um simples documento histórico da primeira visita de Bento XVI ao estrangeiro, esta obra é o seu testemunho de que Deus, colocado em primeiro lugar na vida da Igreja, da sociedade e de nossas vidas, constitui germe de profunda revolução, trazendo para o mundo a paz e a vida de que tanto necessitamos.


Bento XVI
Autora: Maria Belém
A autora traça o roteiro de cristão e de eclesiástico, de professor, um dos assessores no Vaticano II, e de bispo, até Ratzinger ser chamado a assumir a Congregação para a Doutrina da Fé. Termina com um perfil generoso, contrastando com a imagem muitas vezes divulgada pela mídia.

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados