BUSCA

Momentos de perdão e de reconciliação

Data de publicação: 06/03/2007

imprimir

Trailer



Se o primeiro dos sacramentos, o batismo, é reponsável pela semente do amor para que inspire e acompanhe o desenvolvimento integral da pessoa e a faça digna de participar da glória divina, o último dos sacramentos, a unção dos enfermos vem proteger o fruto dessa semente transformada em árvore madura, destinada a ser transplantada na glória.

Na Igreja, passamos por uma profunda renovação na compreensão dos sacramentos em geral. Na sociedade e na cultura, enfrentamos grande dificuldade na percepção da verdadeira natureza da sacramentalidade cristã. Não se dispensa a consistência antropológica do agir humano como tal - a conversão, mas requer que se leve em conta a objetividade da ação salvadora de Deus - o perdão sacramental -, que corre o risco de  desvincular-se da experiência, situando-se numa pretendida esfera do sagrado em si mesmo.

Nessa encruzilhada, o caso eminente é o sacramento da penitência. A penitência é um dos sacramentos que mais e sempre interessaram aos cristãos, pela simples razão de que estes, em qualquer tempo, tiveram a consciência de serem pecadores, infiéis às suas condições de discípulos de Cristo e de templo do Espírito Santo.

O espanhol Gonzalo Flóres García examina em Penitência e unção dos enfermos os fundamentos antropológicos da conversão tal como se manifesta nas Escrituras, em particular cristãs, e na primeira tradição da Igreja. Considera a teologia do poder de perdoar os pecados nos seus primórdios, para detectar o essencial sob as mais variadas formas que a celebração do sacramento conheceu nos primeiros séculos cristãos. A título de síntese, o autor aborda a questão da teologia da sacramentalidade da penitência na sua evolução a partir da Idade Média até nossos dias.

Já o tratado sobre a unção dos doentes dedica-se a estudar alguns problemas específicos, levando em conta os princípios gerais desenvolvidos a propósito da penitência. É no interior que o ser humano de hoje pode sentir-se mais só e necessitado de uma ajuda, tanto humana como espiritual, que poucos estão dispostos e preparados para oferecer-lhe.

Assim, temos um manual completo e atualizado que não apenas inicia o leitor na problemática dos sacramentos da penitência e unção dos enfermos, mas os situa no contexto de vida na Igreja e na sociedade.

Título: Penitência e unção dos enfermos
Autor: Gonzalo Flóres
Editora: Paulinas
Coleção: Sacramentos e sacramentais
Editora: Paulinas
Formato: 14 x 21
Preço: R$ 75,00
Páginas: 456
Código: 51047-5

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados