BUSCA

Aparecida - a hora da América Latina

Data de publicação: 05/03/2007

imprimir

Trailer



O principal objetivo da V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe só poderá ser alcançado com um diálogo amplo e generoso no interior da Igreja, em que se valorize ao máximo a participação de leigos empenhados na esfera da vida social e política, afinal "vivemos sob a opressão de ideologias neoliberais e de estruturas geradoras de empobrecidos".

Examinar o passado, constatar os desafios do presente e tomar decisões para o futuro. Esse é o objetivo da Igreja na América Latina e Caribe, que se reunirá em maio na cidade de Aparecida para a V Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe. Escrito por um dos mais importantes teólogos em busca de esclarecimentos dos problemas da Igreja no Brasil, o livro Aparecida: a hora da América Latina, editado por Paulinas, quer ser mais uma contribuição para os que se preparam para o encontro.

O autor Mario de França Miranda é certamente um dos mais importantes exemplos de teólogo em diálogo constante e direto com o episcopado, na busca do esclarecimento dos problemas que a Igreja enfrenta no Brasil. Aqui, ele pretende mais inspirar do que provar; mais animar do que convencer, mais mobilizar do que ensinar.

Com quase metade dos católicos do mundo, a Igreja latino-americana e caribenha chegou aqui a partir da península ibérica e durante séculos não teve a preocupação de assumir formas de pensar e de se estruturar em sintonia com nossa realidade cultural e social. O momento pede que esta Igreja acentue sua identidade e configuração peculiar, para servir melhor às populações e para dar sua contribuição à Igreja Universal.

Aparecida é, assim, uma oportunidade para que os bispos ousem buscar soluções próprias para os problemas da região, reconheçam a riqueza de nossos povos e colaborem com as outras igrejas, principalmente pela oferta de linhas e práticas pastorais eficazes.

Ou seja, a Conferência de Aparecida enfrentará o desafio da configuração da Igreja no contexto social da região. Precisa ser superado o clima de tensão gerado pela interpretação conciliar de Medellín e sustentado por uma teologia nem sempre verdadeiramente inserida na realidade popular da Igreja e suficientemente aberta ao diálogo. Só assim será possível buscar novas formas de luta pela justiça que se imponham no novo contexto social.

O principal objetivo da reunião de Aparecida só poderá ser alcançado por meio de um diálogo amplo e generoso no interior da Igreja, em que se valorize ao máximo a participação de um laicato adulto e empenhado na esfera da vida social e política.

No final, o autor homenageia Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, que viveu plenamente a fé como cristão e jesuíta.

Título: Aparecida: a hora da América Latina
Autor: Mario de França Miranda
Editora: Paulinas
Coleção: Sinais dos tempos
Formato: 14 x 21
Págs.: 72
Preço: R$ 13,50
Código: 51100-5

Sala de Imprensa
Malu Delmira, J. Fátima Gonçalves e Sandra Valadão
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados