BUSCA

Salvar o planeta: uma questão de sobrevivência

Data de publicação: 28/02/2007

imprimir

Trailer



Lavar a louça com a torneira meio aberta, durante 15 minutos, gasta 243 litros de água; banho de 15 minutos no chuveiro elétrico e registro meio aberto significa um gasto de 144 litros de água.

Gente que usa a mangueira d'água para "varrer" a calçada, que escova os dentes ou faz a barba com a torneira aberta, que recolhe o cocô do cachorrinho e joga o saquinho plástico no meio-fio, que arremessa a garrafa de plástico, o papel de bala, a bituca de cigarro nas ruas - e tudo isso vai parar na bueiro e "engrossa" a enchente, que invade cortiços, favelas, que desabriga gente...

Se você sair de casa pela manhã e se dispuser a olhar com mais atenção para o que acontece à sua volta, vai se deparar com uma série de barbaridades que estamos fazendo contra a natureza, muitas vezes sem nos darmos conta. E aí os noticiários alertam para o perigo iminente da falta d'água, do efeito estufa... Tudo parece distante de nossa casa; alguém em algum lugar está provocando tudo isso...

Muito tardiamente, a ecologia virou prioridade global, nobre causa mundial que qualquer cidadão pode - e deve - abraçar em caráter de responsabilidade social. Ecos ecológicos - uma jornada em defesa do meio ambiente é fruto da indignação de um apaixonado e sensível admirador dos espetáculos da natureza. Luizinho Bastos quer informar, denunciar, interagir e contribuir para a preservação, e, por meio de jograis, poesias e textos, propõe uma profunda reflexão individual e coletiva sobre nossos desmandos contra o planeta.

Aqui, ele cita realidades e irregularidades, especialmente no Brasil. A poluição urbana, o drama mundial da escassez de água, o total descaso aos patrimônios da humanidade, a ameaça à biodiversidade da Amazônia, a extinção de espécies animais e a importância da cultura indígena são alguns dos temas que exigem respostas rápidas e de todos.

Em dez capítulos, fala do problema ecológico, da harmonia da natureza, da água, da destruição da vida animal, da devastação que se está assistindo na Amazônia, da extinção dos índios. Luizinho dedica o livro a Chico Mendes, brasileiro, seringueiro, ecologista e uma das grandes testemunhas da exploração dos recursos naturais.

"Murais" ecológicos trazem dados sobre datas, parques e unidades de conservação do ambiente, sugestões de economia da água, nomes de animais ameaçados de extinção, biografia de Chico Mendes, informações sobre as ONGs e trabalho voluntário, entre outros temas. Boa bibliografia e um modesto glossário completam a obra.

Livro: Ecos ecológicos - Uma jornada em defesa do meio ambiente
Autor: Luizinho Bastos
Coleção: Gaia
Editora: Paulinas
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 104
Preço: R$ 18,90
Código: 51114-5

Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados