BUSCA

CF: a fraternidade cristã ao longo de quatro décadas

Data de publicação: 21/02/2007

imprimir

Trailer



A proposta central desta obra é levar-nos a refletir sobre a fraternidade cristã desde sua raiz mais profunda até as formas mais concretas de sua prática na Igreja e na sociedade atual.

Há mais de quatro décadas a Campanha da fraternidade vem traduzindo o empenho da Igreja no Brasil em colocar em prática a renovação proposta pelo Concílio Vaticanos II, ao mesmo tempo em sintonia com a realidade brasileira, uma espécie de compromisso-tarefa com as questões sociais mais urgentes de nossa sociedade.

Fraternidade libertadora, de Lisaneos Prates, lançamento de Paulinas Editora, oferece uma visão panorâmica dos temas da Campanha da Fraternidade entre 1964 e 2003, examinando sua riqueza e elaborando o perfil teológico da fraternidade dos textos-base a partir de seus conteúdos.

O autor perpassa toda a história das Campanhas da Fraternidade, que nesses últimos quarenta anos constituíram o ponto alto da pastoral de conjunto no Brasil. Prates não apenas contempla a riqueza da seqüência dos temas e a criatividade dos cartazes, mas promove uma minuciosa caminhada no aprofundamento do sentido teológico da Campanha da Fraternidade à luz do Mistério de Deus Trindade, do pós-vaticano II aos nossos dias.

A divisão da obra, em três fases, é indicadora da passagem sucessiva de uma preocupação com a própria Igreja, em si mesma (1964-1972) e na sua relação com a sociedade (1973-1974), para, a partir de 1985, uma reflexão cada vez mais precisa sobre diversas situações existenciais do povo, que reclamam um particular empenho fraternal dos cristãos.

Colocando-se então na perspectiva da "fraternidade" trinitária e servindo-se de textos bem analisados, ele assinala a prioridade reconhecida à paternidade de Deus e à fraternidade de Jesus Cristo, dominando a visão da Igreja como comunidade fraternal.

Sem se deixar levar pela simples reflexão abstrata, Prates quer fazer com que o teólogo, sobretudo o pastoralista, reflita sobre a fraternidade cristã desde sua raiz mais profunda até as formas mais concretas de sua prática na Igreja e na sociedade atual.

Passo a passo, ele guia o leitor com numerosas e ricas citações bibliográficas extraídas do texto-base das várias campanhas e de textos do Magistério e de obras de teólogos, sobretudo brasileiros e latino-americanos. No epílogo, oferece uma verdadeira "fraternologia", como diz, com base na vida teologal, da fé, da esperança e do amor.

Em resumo, esta é uma obra indispensável para quem quer se aprofundar na bem-sucedida iniciativa da Igreja do Brasil de pôr em destaque as exigências da palavra de Deus diante dos problemas urgentes da nossa sociedade.

Título: Fraternidade libertadora
Autor: Lisaneos Francisco Prates
Editora: Paulinas
Coleção: Ensaios teológicos
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 552
Preço: R$ 75,00
Código: 51097-1

Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados