BUSCA

Uma emboscada da natureza

Data de publicação: 13/02/2007

imprimir

Trailer



A água estremece quando o bicho homem chega perto. "Cuidado com ele. Fique aqui embaixo, quietinha, senão vai virar assado", alerta a velha traíra.

Hum! Você é do tempo em que os rios eram limpos, alguns tão transparentes que nos permitiam ver algas, girinos minúsculos correndo não se sabe pra onde, pedras coloridas amontoadas aqui e ali? Não? Pois a velha traíra, moradora há muito tempo das águas do rio das Velhas, chegou a conhecê-lo assim clarinho, fizesse calor ou fizesse frio... Quanta diferença!

No livro A piabinha do rio das velhas, de Rosa Ayres, a jovem e esperta piabinha estava entretida ouvindo atentamente as lindas histórias daquele tempo do rio limpinho, onde a anciã nadava entre milhões de peixões e peixinhos, quando um barulho estranho interrompeu a conversa e fez a água estremecer...

O que seria? A curiosa consegue descobrir os pescadores e suas varas de pesca com seus lindos barquinhos ancorados perto da margem. Escuta o que dizem e corre pra contar aos amigos. Juntos, têm, então, uma ótima idéia: fazer os homens pescarem seu próprio lixo, despejado no rio.

Nossa! Dá para imaginar o que suas varas puxam? A ilustradora Andréa Vilela estava por perto e fisgou o momento: tinha sacola de feira velha, pé de chinelo, várias botas desbeiçadas, cadeira, rádio de pilha, gaiola de passarinho, garrafas, latas enferrujadas...

O bom é que os desenhos de Andréa deram um colorido especial à cinzenta realidade da poluição do planeta Terra. E, assim, em linguagem poética, esta história aparentemente simples oferece grandes lições de consciência ecológica. Rio não é lugar de jogar lixo, e a água do planeta deve ser preservada da poluição para o bem de todos os seres vivos.

Livro: A piabinha do rio das Velhas
Autora: Rosa Ayres
Ilustradora: Andréa Vilela
Editora: Paulinas
Coleção: Esconde-esconde
Formato: 20,0 x 28,0
Páginas: 24
Preço: R$ 19,90
Código: 50945-0

Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados