BUSCA

Apego & Amor - Como escolhemos nosso parceiro?

Data de publicação: 06/02/2007

imprimir

Trailer



A evolução e a perpetuação da espécie ainda são determinantes na escolha do parceiro e influem no relacionamento afetivo. Mas, como somos também o resultado do ambiente e de nossas escolhas, é possível mudar e construir uma vida afetiva na qual a felicidade faça parte.

Se você abrir uma seção de cartas de uma revista de comportamento, provavelmente vai se deparar com alguém dividido entre dois "amores" - "por um, sinto amizade; por outro, meu coração bate mais forte, mas, quando o vejo, me sinto insegura. Qual dos dois devo escolher?" Ou, então: "... O amor e a paixão que sentia pela minha namorada se diluíram. Estou em dúvida se o que nos mantém unidos é somente um círculo formado pela rotina e pelo afeto."

Apego & amor - Entenda por que escolhemos nosso parceiro, da psicóloga social Grazia Attili, fala sobre o conflito entre esses dois sentimentos, por muitos tratados como instâncias praticamente opostas da vida afetiva. Mas, de fato, o desejo e o encantamento, o amor e o apego são dimensões separadas e contrastantes da vida afetiva? Aquele amor romântico, que é visto em filmes e romances e dura a vida toda, é uma construção histórico-cultural inexistente na realidade? Os vínculos conjugais são realmente destinados a ser caracterizados pela paixão somente na fase inicial, definhando aos poucos, comprometendo a união, que acaba sendo mantida apenas por convenção social?

Partindo de uma perspectiva evolucionista, a autora responde a estas e outras questões, explica as raízes biológicas e psicológicas que formam a base das relações afetivas e sexuais, desmistificando uma série de conceitos sobre o contraste entre paixão e amor, dependência e apego, que permeiam as etapas e as dinâmicas dos vínculos conjugais.

Começa analisando o amor nos relacionamentos conjugais como processo de apego e sua relação com a sexualidade, revelando as diversas estratégias pelas quais os determinismos da vida buscam assegurar o sucesso reprodutivo, sem que, no entanto, no caso dos humanos, esse fundo animal seja finalmente determinante.

Ela defende que os critérios para a escolha de nosso parceiro são ditados não apenas pelo gosto e pelo interesse, mas também por uma inconsciente e astuta estratégia da espécie, voltada a garantir sua perpetuação. Analisa, ainda, as diferentes formas de amar, as diferentes reações à ruptura de um vínculo afetivo e algumas patologias da vida em comum: da obsessão do ciúme à incapacidade de amar.

Apresenta evidências de que desejo e excitação não se opõem ao amor que, por sua vez, não é antítese de apego, mas o fio condutor que mantém unido o casal. Mas é importante respeitar o mais ou menos longo processo do apego, antes de um empenho definitivo, a fim de consolidar o vínculo do amor e garantir, na medida do possível, liberdade e segurança no relacionamento.

Na parte final, a autora se dedica a desfazer uma série de postulados gratuitos e mal-fundados que costumam servir de referência para a maioria dos conselheiros sentimentais.

Faça download da capa em alta qualidade

Título: Apego e amor - Entenda por que escolhemos nosso parceiro
Autora: Grazia Attili
Coleção: Caminhos da psicologia
Formato: 13,0 x 20,0
Código: 51067-0
Preço: R$ 24,70

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
saladeimprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados