BUSCA

Lições de Israel mostram uma sociedade possível, sem excluídos

Data de publicação: 04/10/2006

imprimir

Trailer



Com as leis litúrgicas e socioeconômicas, o Deuteronômio visa uma sociedade sem empobrecidos e excluídos, na qual a marca registrada seja a fraternidade/irmandade, a partilha e solidariedade.

O Deuteronômio é um livro relativamente pouco estudado. Isso se explica, em parte, pelas dificuldades em estabelecer com clareza sua origem. Apesar das divergências entre os peritos, o autor faz conscientemente diversas opções a fim de alcançar seu objetivo confesso de tornar o Deuteronômio mais conhecido, amado e seguido.

A obra Origem e legislação do Deuteronômio se compõe de três capítulos. No primeiro, procura-se responder à pergunta sobre a origem, formação e composição do livro do Deuteronômio, uma resposta complexa, sem consenso entre entendidos e pesquisadores. Um bom grupo de exegetas concorda com as descobertas de Norbert Lohfink, da Alemanha, e Georg Braulik, da Áustria, que o autor adota, embora reconheça que há pesquisadores sérios que têm teses divergentes sobre a origem literária e histórica do Deuteronômio.

No segundo, estuda-se o conteúdo do livro, que consiste sobretudo nas leis referentes à liturgia do povo de Israel, também voltadas para a realidade socioeconômica do povo. A profunda união com Iahweh e entre os participantes do culto israelita, que a legislação litúrgica visava criar, promover e favorecer, devia expressar-se palpável e visivelmente nas relações socioeconômicas dos israelitas.

As leis litúrgicas e as socioeconômicas, no fundo, tencionavam levar os israelitas a uma profunda espiritualidade e à mística profética de fraternidade/irmandade, de partilha, de solidariedade e de inclusão, necessárias para proteger a população israelita do Reino do Sul.

O terceiro capítulo aborda, enfim, o conteúdo do Deuteronômio em um outro estágio do processo de formação, após a morte do rei Josias. Com os laços familiares e clânicos rompidos, as instituições religiosas e políticas destruídas e as ligações com a pátria e as tradições quebradas, surgiram questões sérias, que iam desde a compreensão dos insucessos da história até a verdadeira missão do povo, no cumprimento do desígnio de Deus.

O Deuteronômio é agora elaborado para ser novamente uma constituição do povo israelita, após o fim do exílio na Babilônia; é concebido como uma espécie de projeto de reconstrução do povo de Israel, o que lhe confere basicamente sua forma e conteúdo atuais.

Título: Origem e legislação do Deuteronômio - Programa de uma sociedade sem empobrecidos e excluídos
Editora: Paulinas
Autor: Pedro Kramer
Coleção: Exegese
Formato: 14 x 21 cm
Código: 51028-9
ISBN: 85-356-1815-5

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados