BUSCA

Uma provocação dos teólogos: um outro mundo é possível?

Data de publicação: 03/10/2006

imprimir

Trailer



A globalização traz consigo novas formas de opressão e de exclusão. A generalização das estruturas neoliberais geradoras de marginalização e pobreza está na origem de um mundo cada vez mais injusto.

Contemplar o nosso pequeno e precioso planeta azul desde o espaço sideral, nas imagens enviadas pelas sondas espaciais, provoca um sentimento novo: somos habitantes de uma casa comum, participando de um destino coletivo, mas nossa casa comum sofre as conseqüências de uma família humana conflituosa.

Discutir esses conflitos e injustiças de forma mundialmente organizada, inserindo-se no novo contexto de sensibilidade ecológica, de pluralismo religioso e de movimentos sociais, foi a proposta central do Fórum Mundial de Teologia e Libertação, em Porto Alegre, em janeiro de 2005. As idéias, críticas e, sobretudo, convicções e experiências teológicas dos teólogos ali presentes foram reunidas pelo filósofo e também teólogo Luiz Susin em Teologia para outro mundo possível, recente lançamento de Paulinas.

Os estudos foram elaborados a partir da realidade das mais diversas regiões do planeta e, por isso mesmo, representam uma contribuição significativa na construção de outro mundo possível. A palestra de Ramathate Dolano sobre a África, por exemplo, sustenta que a libertação e o desenvolvimento daquele continente dependem, em grande parte, do trabalho conjunto das várias religiões lá abrigadas. Questões como respeito pela vida humana, busca por justiça, regeneração moral, pacificação e respeito pela criação, gênero e desenvolvimento foram selecionadas entre muitas outras como as mais prementes e relevantes a colocar desafios e oferecer oportunidades para a região.

A obra apresenta, ainda, as discussões sobre as possibilidades reais de um mundo diferente para o qual, seguindo a intuição profética de Dom Pedro Casaldáliga, traz as reflexões em torno das imagens de Deus, das práticas religiosas e das formas de teologia que precisam ser superadas, por um lado, e que clamam por novas formas, de outro.

Sem outra imagem de Deus, sem outras práticas de religião, sem outras teologias, outro mundo não será possível para nós. O Fórum não foi um devaneio, mas fruto desta urgência profética afinada com o clamor e as esperanças dos milhares de participantes do debate. A importância dos palestrantes e a relevância dos temas tornam a obra referência obrigatória para os que se ocupam da Teologia e buscam estar em sintonia com as exigências da história.
 
 
Título: Teologia para outro mundo possível
Org: Luiz Carlos Susin
Editora: Paulinas
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 488
Preço: R$ 49,50
Código: 51049-1
ISBN: 85-356-1827-9

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados