BUSCA

Espiritualidade a toda prova

Data de publicação: 21/09/2006

imprimir

Trailer



Também a educação pode transformar e vir a ser algo que contribua ainda mais para a formação de pessoas livres e felizes.

Há duas maneiras de entender a educação: como ação que prepara a mente e as mãos, ou como arte-tarefa que forja as pessoas. A primeira é importante, mas a segunda torna o educando muito mais que um aprendiz. Ele passa a ser sujeito da própria formação; não é preparado para fazer, mas para ser.

Em Mestres que seguem o Mestre, Paulo Oliveira mostra que a tarefa de educar transcende os limites do conhecimento racional e das aptidões técnicas ou manuais. Considera Jesus um educador por excelência e conclui que o professor, além da habilidade didática e do domínio de sua ciência, precisa ser apto a permitir que o educando se descubra como pessoa. Também a educação pode transformar e vir a ser algo que contribua ainda mais para a formação de pessoas livres e felizes.

A obra se resume em uma conversa amiga sobre o tema da espiritualidade do educador, seja ele professor, catequista, diretor de escola, leigo, religioso, pai ou mãe de família, não importa. "Somos todos educadores", defende o autor, com a simplicidade de quem educa crianças, jovens e adultos. Sem uma lógica seqüencial rigorosa para leitura, os capítulos falam de pedagogia, da vida de sabedoria segundo o Espírito, mas também da vida segundo a carne.

O autor reflete sobre o trabalho do educador em busca da descoberta de quem é o ser humano e sobre as exigências da autenticidade cristã. Considera Jesus um educador por excelência e conclui que o professor, além da habilidade didática e do domínio de sua ciência específica, precisa ser apto a permitir que o educando se descubra como pessoa.

Sabe que, na verdade, não há caminho espiritual definitivo, mesmo para quem vive em fidelidade ao Evangelho, pois a vida de cada um é um acontecimento único e a história se desenrola a partir de nossas escolhas.

Seguir a Cristo, como educador, é um caminho que se vai construindo aos poucos, à medida que tornamos mais íntima nossa relação com ele, e mais viva a chama de nossa fé. Não é possível, em um livro, dizer tudo. Muito há que caminhar. A obra, conclui o autor, é uma proposta inicial. "Pensando bem, não há educação nem espiritualidade sem utopia, porque talvez não haja humanidade sem sonho. Somos, afinal, o fruto do sonho de Deus."

Titulo: Mestres que seguem o Mestre
Autor: Paulo E. Oliveira
Editora: Paulinas
Coleção: Educação e fé
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 88
Preço: R$ 12,00
Código: 50990-6
ISBN: 85-356-1791-4

Sala de Imprensa
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
Tel: (11) 5081-9333
e-mail: imprensa@paulinas.com.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados