BUSCA

Afeto e emoção: ingredientes indispensáveis na evangelização

Data de publicação: 18/09/2006

imprimir

Trailer



Costuma-se priorizar os aspectos racionais e espirituais do ser humano em detrimento da sexualidade e da afetividade, ou seja, das pulsões e emoções e dos sentimentos. Mas a afetividade é uma dimensão humana básica presente e atuante em todos os domínios da vida humana, também, evidentemente, na atividade evangelizadora.

Depois de numerosos cursos ministrados para agentes de pastoral nos últimos anos em todo o Brasil, Alfonso Garcia Rubio conclui: "Tenho percebido o quanto a afetividade não suficientemente amadurecida pode ser um obstáculo para o serviço evangelizador. Muitos esforços generosos de evangelização e de trabalho pastoral acabam malogrados pela imaturidade do evangelizador."

Ele observa que há, também, graves insuficiências bíblico-teológicas, mas estas são mais fáceis de se enfrentar e superar. "Já o deficiente desenvolvimento da afetividade apresenta desafios mais complexos e de solução mais difícil. A realidade da imaturidade afetiva e sexual continua a desafiar os formadores das casas de religiosos e de religiosas, bem como dos seminários."

O sacerdote se sentiu, então, impelido a atualizar e complementar o livro Evangelização e maturidade afetiva - lançado por Paulinas em 1993 com o título Nova Evangelização e maturidade afetiva, e reeditado um ano depois. Os motivos continuam os mesmos: em geral, se costuma, nos trabalhos de evangelização, priorizar os aspectos racionais e espirituais do ser humano em detrimento de pulsões, emoções, sentimentos, enfim, da afetividade e da sexualidade.

Em nome da luz da razão, o mundo dos afetos vem sendo desprezado ou descuidado. O cultivo da vida racional e da vida espiritual parece exigir a negação ou o controle rígido das emoções e dos sentimentos, vistos como obstáculos para o desenvolvimento da racionalidade e da espiritualidade.

Essa visão do ser humano de valorizar o espírito, desprezando, para isso, a corporeidade, penetrou fundo na consciência do homem e da mulher ocidentais e, particularmente, na consciência cristã, e, hoje, é fácil constatar o empobrecimento que isso significou para a humanização do ser humano.

Para o autor, é necessário superar, por um lado, uma evangelização abstrata e árida, incapaz de tocar o coração dos fiéis, mas, por outro, é mister vencer a tentação de entregar-se ao emocional-afetivo, desvinculado de discernimento racional. Ele acha possível construir uma síntese viva entre o objetivo e o subjetivo, entre o institucional e o pessoal-afetivo, entre a mensagem evangélica e os afetos, aspirações, inquietações e dúvidas da pessoa.

Enfim, propõe a integração da pessoa em todas as dimensões, como caminho de resgate à vida cristã mais plena. A obra tem como centro a pessoa do evangelizador. Aborda os vários aspectos da afetividade e o que impede sua maturidade; a proposta bíblica de humanização; a articulação corpo-espírito; e analisa o celibato e os papéis da mulher e do homem numa Igreja tradicionalmente patriarcalista.

Título: Evangelização e maturidade afetiva
Autor: Alfonso García Rubio
Coleção: "Estudos e debates Latino-Americanos"
Páginas: 168
Preço: R$ 22,50
Editora: Paulinas

Sala de Imprensa
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
Tel: (11) 5081-9333
e-mail: imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados