BUSCA

Belos testemunhos da providência de Deus na vida dos homens

Data de publicação: 11/09/2006

imprimir

Trailer



O relato de Judite canta em estilo narrativo a vitória da fraqueza sobre o poder: a fraqueza encarnada em uma mulher jovem e viúva; e o poder, em um grande chefe militar, rodeado de um exército bem organizado e respaldado por um império cujos limites quase não podem ser medidos.

Este estudo literário-histórico é uma deliciosa obra de ficção em que se manifesta a fé de um povo na providência de Deus sobre os justos - indivíduos família e comunidade -, apesar da experiência dura e contraditória da realidade.

Israelita, o autor reafirma, na tradução do texto de Tobias, a convicção de que o homem não pode prever nem dominar o processo de sua vida, sujeita a aparentemente caprichosas oscilações. Deus, porém, pode, porque é o Senhor oculto da história individual e coletiva.

E conclui, na apresentação do livro de Tobias, que este "não é uma brilhante obra literária; mas tampouco é indigna de figurar entre as obras de literatura religiosa que a comunidade judaica da época helenística legou à humanidade".

Igualmente, o Livro de Judite também é um relato de ficção com fins nitidamente religiosos. A diferença é que no Livro de Tobias se confessa a fé na providência divina sobre os indivíduos e sobre a família e, no livro de Judite, sobre a comunidade israelita personificada na indefesa cidade de Betúlia.

Em 16 capítulos, o relato de Judite canta em estilo narrativo a vitória da fraqueza sobre o poder: a fraqueza encarnada em uma mulher jovem e viúva; e o poder, em um grande chefe militar, Nabucodonoser/Holofernes, rodeado de um exército bem organizado e respaldado por um império cujos limites quase não podem ser medidos.

Na primeira parte da história de Judite, está em perigo a sobrevivência de um povo - o povo de Israel, aterrorizado e paralisado pelas brilhantes ações de guerra do inimigo. Na segunda parte, pequenas cenas sucessivas revelam a grandeza da única protagonista, Judite, que, sozinha, derrotará com seu atrevido ardil o que se julga inimigo invencível. O fato de Betúlia ser salva in extremis pela ação heróica de uma mulher confirma a esperança de que Deus está sempre do lado dos fracos e contra a opressão injusta dos fortes.

Especialista no estudo dos livros sapienciais da Bíblia, o autor, jesuíta, filósofo e teólogo, apresenta nesta obra fartamente documentada um estudo literário-histórico. É um minucioso comentário, versículo por versículo, que privilegia o aspecto teológico sem, no entanto, esquecer o literário. Não se perde em minúcias e especulações; segue um estilo de narrativa que envolve o leitor, mesmo aquele que não está habituado à leitura bíblica, e o coloca a par de todos os problemas e dificuldades que suscitam a exegese e a interpretação desses livros.

Título: Tobias e Judite
Autor: José Vílchez Líndez
Coleção: Bíblia e História - Série Maior
Preço: R$ 58,73
Páginas: 570
Formato: 16,0 x 23,5
Código: 50708-3
ISBN: 85-356-1508-

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia, fsp e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
e-mail: imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados