BUSCA

De excluído a agente transformador - uma trajetória possível

Data de publicação: 31/08/2006

imprimir

Trailer



Precisamos conscientizar nossos alunos, com urgência, dos problemas sociais que os levam a viver em uma sociedade marginal, para que saibam lutar por seus direitos e pôr em prática os deveres próprios dos cidadãos.

Entra governo, sai governo e grande parte da população continua analfabeta, acarretando desemprego, ausência de espírito crítico e certo comodismo em aceitar as decisões provenientes dos grupos de poder: os alfabetizados e letrados.

Reduzir o analfabetismo e, de quebra, promover um maior senso crítico da realidade é uma tarefa que pode muito bem ser encampada pelas lideranças comunitárias, como mostra um bem-sucedido programa da Pastoral da Criança (PC) em redutos carentes da periferia de Recife, PE.

Em Alfabetizar Letrando, Padre Bruno Carneiro Lira centrou seu interesse na questão da formação da liderança pelas vias dos programas de alfabetização, ou seja, alfabetizar e letrar como forma de contribuir e ampliar as formas de socialização de lideranças comunitárias.

A proposta é fazer com que muitos participantes dessas turmas de aprendizado se engajem no trabalho em favor de maior dignidade para as próprias comunidades. Assim, como novos líderes, teriam condições de orientar as famílias com relação à vida, soro caseiro, vacinas, pré-natal, multimistura, etc.

Em suma: por trás da proposta de alfabetização da PC existe algo bem mais profundo: a motivação voltada para o outro e, conseqüentemente, para o meio em que vivem. Evidencia-se, aí, a diferença em relação a outros programas, que se atêm somente ao processo de alfabetização.

O autor defende, ainda, uma prática pedagógica que decorra das diferentes trocas de saberes. Dedica um capítulo ao aprofundamento dos processos da alfabetização e do letramento, levando em conta o desenvolvimento da leitura e da escrita e as variedades lingüísticas.

O objetivo, aí, é alertar-nos para o respeito às várias formas de expressão da língua portuguesa em nosso país, livrando-nos do aprisionamento mantido pela gramática tradicional que, durante tantos anos, imperou como a soberana e única forma correta da língua.

Nesse sentido, o método de alfabetização escolhido pela Pastoral segue ensinamento de Paulo Freire, para quem a leitura e a escrita devem brotar, a partir de palavras e temas significativos, da experiência comum dos alfabetizandos - e não dos educadores.

Finalmente, Padre Lira traça considerações sobre a necessidade de uma conscientização urgente por parte dos alunos dos problemas sociais que os levam a viver em uma sociedade marginal, para que saibam lutar por seus direitos e pôr em prática os deveres próprios dos cidadãos.

O combate ao analfabetismo deve ser um compromisso com as futuras gerações que esperam de nós ações capazes de promover a verdadeira inclusão social, como a que realiza a Pastoral da Criança.

Título: Alfabetizar letrando - Uma experiência na Pastoral da Criança
Autor: Pe. Bruno Carneiro Lira, osb
Coleção: Pedagogia e educação
Formato: 13 x 20 cm
Páginas: 168
Preço: R$ 15,70
Código: 50943-4
ISBN: 85-356-1745-0

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira, Ir. Sofia e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
imprensa@paulinas.org.br
www.paulinas.org.br/sala_imprensa


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados