BUSCA

A arte de aprender brincando

Data de publicação: 30/06/2006

imprimir

Trailer



Falta espaço para brincar? Use a imaginação! Quer brincar de ensinar os amiguinhos menores? Prepare-se: a tarefa não é tão fácil quanto parece. Já ouviu falar de Pinóquio e de seu pai, o velho Gepeto? Não minta, cuidado! Conheça aqui algumas sugestões de leitura para você curtir suas férias de julho.

Férias de julho, que delícia! Folga nas tarefas escolares e muita, muita brincadeira e diversão. Mas quem disse que não dá para aliar magia, diversão e aprendizado? É esta justamente a proposta da seleção de títulos infantis que Paulinas preparou para mais essa temporada.

Ensinei meu gato a falar francês, do professor Sérgio Vieira Brandão, é perfeito para as professoras-crianças e as crianças-professoras de todas as idades, que, acima de tudo, acreditam na alegria de ensinar e de aprender. Afinal, quem, quando criança, nunca brincou de escolinha, de ensinar? Quantos desses professores mirins não estão hoje nas salas de aula, ensinando francês, português e tantas outras matérias? Mas adianta ensinar se o outro não aprende?

O livro mostra um garoto decidido a ensinar francês para seu gato. Ele monta uma classe com os animaizinhos aparentemente interessados na matéria, mas descobre que eles são relaxados e de interesse mesmo não têm nadinha, nadinha. O que faltou a esse bem-intencionado professor? Didática? Pedagogia?... Seja lá o que for, o livro, em rimas, é diversão pura.

Férias lembram brincadeira, certo? Mas, e se essas férias tiverem de ser curtidas em um apertamento - ops! apartamento? Pois o jornalista José Carlos Aragão conheceu A menina que inventou o branco invisível, que tinha duas grandes broncas: morava em um apartamento pequeniníssimo e, portanto, não tinha espaço para brincar, correr, jogar vôlei, andar de bicicleta - ou quebrava tudo; e não tinha bichinho de estimação, como suas colegas de escola...

Mas ela não se deixou abater e tratou de arrumar um jeitinho para curtir seu tempo livre. Esta é uma história que ensina às crianças e adultos como lidar com as limitações impostas pela vida: se não dá para vencê-las, drible-as com boas idéias, usando a imaginação.

Imaginação é o que não faltou ao cronista e ator Carlo Collodi ao reescrever um dos grandes clássicos da literatura mundial: As aventuras de Pinóquio, aquele boneco de madeira que, com mil peripécias, trágicas e cômicas, se torna um menino de verdade e ainda hoje apaixona leitores de todas as idades.

O fascínio da obra aumenta com as pinceladas do pintor milanês Alvaro Cattaneo, que, com sobreposições e seqüência de cortes monocromáticos, representa o dilacerante contraste entre o bem e o mal.

Este é mais um convite irrecusável de Paulinas para as crianças passarem as férias com o velho Gepeto, o Grilo Falante, o Come-fogo, o Gato, a Raposa, a Fada Azul... Quer companhia melhor?

Ensinei meu gato a falar francês
Autor: Sérgio Vieira Brandão
Ilustrador: Fê
Coleção: Esconde-esconde
Páginas: 16
Formato: 20,0 x 28,0
Código: 50994-9

A menina que inventou o branco-invisível
Autor: José Carlos Aragão
Ilustrador: Sérgio Ramos
Coleção: Magia das Letras - série Mundo Encantado
Páginas: 40
Formato: 15,5 x 23,0
Código: 50909-4

As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Ilustrações: Alvaro Cattaneo
Código: 50531-5
Páginas: 207

Paulinas Editora
Sala de imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados