BUSCA

Um silêncio pesado e desconcertante

Data de publicação: 01/06/2006

imprimir

Trailer



"Jamais o futuro da humanidade poderá ser assegurado pelo terrorismo e pela lógica da guerra. Nós cristãos, particularmente, somos chamados a ser sentinelas da paz nos lugares onde vivemos e trabalhamos."

Violências, guerras, atentados terroristas. Diante de acontecimentos tão graves, qual a reflexão para um teólogo? O que ele tem a dizer diante da tragédia de 11 de setembro de 2001, quando as Torres Gêmeas em Nova York foram atingidas? Ou, ainda, diante da explosão da guerra anglo-americana contra o Iraque, de repercussões e número de vítimas ainda difíceis de se mensurar? O arcebispo de Chieti, na Itália, teólogo de renome internacional e professor de Teologia Dogmática, se lançou ao desafio de avaliar estas e outras questões em A Guerra e o Silêncio de Deus.

Profundo, seu livro A guerra e o silêncio de Deus traz logo na primeira página as palavras de João Paulo II. Em audiência geral, em 11 de dezembro de 2002, ele disse: Além da espada e da fome, existe uma tragédia maior, aquela do silêncio de Deus, que não se revela mais e parece estar fechado em seu céu, como que desgostoso do agir da humanidade..."

A obra reúne vinte editoriais publicados no jornal napolitano Il Mattino, entre 19 de setembro de 2001 e 30 de março de 2003, correspondendo ao ataque às Torres Gêmeas de New York e ao começo do segundo ataque dos Estados Unidos ao Iraque. Há, contudo, uma grande unidade entre esses vinte textos, pois o autor se coloca numa perspectiva de fé e desenvolve uma reflexão teológica fundada na verdadeira noção de paz, que nasce no reconhecimento de Deus pelos humanos, pessoas e sociedades, o que nos leva a dobrar à verdade e a empenhar-nos no amor uns pelos outros.

Quando a vontade humana se empenha na realização de seus próprios fins, contra tudo e contra todos, o resultado é a guerra, que assume hoje gigantescas proporções, e o silenciar dos mortos, da verdade e de Deus, abandonando os humanos às suas próprias ilusões e à sua liberdade.

Esses vinte editoriais constituem uma extraordinária meditação sobre a paz, costurada com o testemunho da sabedoria divina e humana, aaquela de que a constante palavra de João Paulo II tem sido o eco legítimo, e esta, alimentada sobretudo pela doutrina da não-violência e o comportamento das crianças...

Dom Bruno Forte nos dá, aqui, o testemunho da profundidade e da atualidade de um pensamento social verdadeiramente cristão e nos estimula a mudar diante de um silêncio desconcertante. Ouvir Deus continua urgente e imperioso!

Título: A guerra e o silêncio de Deus
Autor: Bruno Forte
Formato: 12 x 19 cm
Código: 50556-0
Preço: R$ 13,80

Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333 - 7203-8595
imprensa@paulinas.org.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados