BUSCA

Decifra-me e ajude-me a crescer!

Data de publicação: 29/05/2006

imprimir

Trailer



Da afetividade aos maus hábitos, passando por brigas entre irmãos, por avós permissivos, religiosidade e confiança, são ao todo 30 códigos listados e comentados aqui e que com certeza ajudam a decifrar cada vez melhor o singular e incompreensível universo infantil.

Há atualmente no mercado livreiro uma infinidade de obras sobre puericultura e educação infantil. Algumas cientificamente bem fundamentadas outras nem tanto; outras, ainda, completamente sem o menor fundamento do ponto de vista científico ou da Psicologia da Educação.

Fato é que, hoje, talvez mais do nunca, escrever um "livro para pais" é muito difícil, a não ser que o tema esteja bem delimitado e que a obra seja destinada a um grupo claramente definido, de acordo com determinado critério.

O risco reside em passar certo tipo de mensagem também àqueles pais que precisam receber não exatamente aquela mensagem. Isso ocorre por dois motivos: primeiro porque, neste momento histórico, vivem e convivem nas sociedades modelos educacionais totalmente contraditórios; e, segundo, porque cada pessoa tem exigências peculiares, históricas e diversas, e cada família tem um estilo de vida.

Rita Cialfi Gay conseguiu reunir em Códigos do universo infantil três qualidades básicas e indispensáveis a uma obra de educação infantil: linguagem que não exige qualquer preparo "científico", ou seja, adaptada a qualquer pessoa, profundo conhecimento acerca da criança e, não menos importante, bom senso. Os temas abordados por ela dizem respeito principalmente ao desenvolvimento da criança no período pré-escolar, mas não exclui que se façam freqüentes menções a idades posteriores e que os mesmos assuntos possam ser tratados pelos pais de pré-adolescentes ou de adolescentes.

Da afetividade propriamente dita aos maus hábitos, passando por brigas, autoconfiança, imaginação e verdade, avós, medos, punições, socialização... São ao todo trinta "códigos" que o livro analisa e oferece chaves de interpretação para pais, professores, educadores e babás decifrarem cada vez melhor o singular e às vezes incompreensível universo infantil.

Em todas as páginas de Códigos do Universo infantil transparece a atitude afetuosa da autora para com as crianças e a consciência de que criar (bem) os filhos é uma das tarefas mais difíceis do mundo. Para facilitar esta tarefa, ao final de cada capítulo, Rita Cialfi solicita a participação ativa de seus leitores em um "laboratório" de idéias e reflexões, individuais ou em grupo, sobre si mesmo, a infância em si e as relações do adulto com a maneira de pensar da criança.

Enfim, esta é uma obra imprescindível não só aos pais contemporâneos, mas também a professores, pediatras, pedagogos, psicopedagogos, agentes de pastorais da criança, pois vem lançar luzes sobre o aspecto mais importante de uma sociedade que queira chamar-se humanizada: o respeito pelas crianças.

Livro: Códigos do universo infantil
Autora: Rita Cialfi Gay
Coleção: Psicologia e Educação
Código: 50762-8
Páginas: 208
Preço: R$ 24,70

 

Paulinas Editora
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333 - 7203-8595
imprensa@paulinas.org.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados