BUSCA

Por relacionamentos mais afetivos e efetivos

Data de publicação: 16/05/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 16 de maio de 2006

Eis aqui algumas estratégias para desenvolver momentos de crescimento pessoal e coletivo, de reconhecimento de si mesmo e dos demais, de reciprocidade, de respeito às diferenças, de tomada de consciência e de enfrentamento de problemas em comum.

Resultado da convivência profissional e pessoal de Márcia Campos Andrade com adolescentes, este livro propõe tratar a convivência humana de maneira diferente da que presenciamos diariamente nos meios de comunicação e no contato direto com as pessoas. Os "encontros" propostos em Dinâmicas para a convivência humana são, na verdade, laboratórios ou oficinas em que se empregam as estratégias da comunicação com o objetivo de transformar a visão que o adolescente e o jovem são levados a formar do mundo e da vida, no ambiente cultural em que vivem.

As atividades têm caráter de mediação no relacionamento em grupo e propiciam a expressão de sentimentos, pensamentos, emoções, idéias, enfim, percepções de cada participante sobre ele mesmo, os demais, a vida, a sociedade, o mundo. Assim, as dinâmicas de grupo podem propiciar momentos de crescimento pessoal e coletivo, reconhecimento de si mesmo e dos demais, reciprocidade, respeito às diferenças, tomada de consciência e enfrentamento de problemas em comum.

Em relação à estrutura, a obra é dividida em quatro momentos, com dinâmicas não apenas articuladas, mas que podem ser trabalhadas de forma independente, a partir do relacionamento do ser humano consigo mesmo e com os demais, bem como de suas experiências em situações de grupo, condição vital para o desenvolvimento coletivo. A vida coletiva na grande casa comum aos seres humanos, o Planeta Terra, é o referencial em função do qual se constroem e se concretizam os encontros sociais, amorosos, psicológicos, políticos, econômicos, religiosos e antropológicos.

As atividades propostas pela autora são fundamentadas, principalmente, nos valores éticos preconizados pela Carta de Princípios do Fórum Social Mundial e a Carta da Terra, pela pedagogia de Paulo Freire, pela Teoria da Complexidade em Edgar Morin, além de referências teóricas e metodológicas advindas da Psicologia Social Comunitária.

Título: Dinâmicas para a convivência humana
Autora: Márcia Campos Andrade
Coleção: Encanto jovem
Págs. 56
Preço: R$ 9,80
Formato: 14 x 21 cm
Código: 560914-0
ISBN: 85-356-1715-9

Sala de imprensa
Editora Paulinas
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
5081-9333 - 7203-8595
imprensa@paulinas.org.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados