BUSCA

Na saúde e na doença, nossos amigos animais!

Data de publicação: 05/05/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 05 de maio de 2006

Além de nos apresentar os animais como fonte de equilíbrio, tranqüilidade e paz, fatores essenciais no tratamento de pessoas com necessidades especiais, a fisioterapeuta quer despertar nas pessoas um olhar mais atencioso para com eles, para que se dê o verdadeiro valor àqueles que nos oferecem um relação de amizade incondicional.

Anos de estudo e trabalho bem-sucedido em terapia com animais nos casos de paralisia cerebral levaram Karen Cristini a escrever Terapia Assistida por Animais - uma experiência além da ciência. Paralelamente, ela ampliou o horizonte de suas observações até descobrir o importante papel que o convívio com animais desempenha como fonte de equilíbrio, tranqüilidade e paz.

A obra mostra que a Terapia Assistida por Animais, TAA, contribui positivamente nas modalidades terapêuticas tradicionais utilizadas no tratamento de crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais. Outros fatores interferem no processo, mas a experiência demonstra que o recurso à TAA abre a possibilidade de aplicar exercícios e funções que muitas vezes são impossíveis de ser realizados somente com o uso da terapia tradicional.

Numa primeira parte evidencia os mecanismos de amadurecimento psicomotor, muito prejudicados, principalmente, nos casos de encefalopatia crônica não-progressiva, paralisia mental e autismo. Nesses casos, se aplica amplamente a função terapêutica exercida pelo convívio com animais, facilitando os diversos tratamentos psíquicos e fisioterápicos nos aspectos físico, cognitivo, emocional e social.

Após a implantação da TAA, a maioria dos pacientes passou a aceitar de forma mais agradável as intervenções da fisioterapia, da terapia ocupacional, da enfermagem e dos cuidados diários como higiene e alimentação; isso tornou as relações mais produtivas. Além disso, como outro aspecto positivo, obtivemos o vínculo prazeroso estabelecido entre terapeutas e pessoas com necessidades especiais.

Ela insiste, contudo, que, em nenhum momento, a Terapia Assistida por Animais substitui a intervenção direta das demais modalidades terapêuticas (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicólogo, clínico geral e outros), mas sempre as complementa, trazendo indiscutíveis benefícios psicológicos, pedagógicos e sociais aos participantes.

Além de relatar sua experiência com pacientes especiais, a fisioterapeuta quer despertar nas pessoas um olhar mais atencioso para com os animais para que se dê o verdadeiro valor àqueles que nos oferecem um relação de amizade incondicional. A autora destina porcentagem sobre os direitos autorais da obra será destinada à equipe de reabilitação de pessoas com necessidades especiais mencionada no livro e a projetos de castração animal e de orientação sobre a posse responsável.

Título: Terapia assistida por animais - Uma experiência além da ciência
Autora: Karen Cristini Pires Timoteo dos Santos
Coleção: Vida assistida
Preço: R$ 8,20
págs.: 64
Formato: 12,5 x 18,0 cm
Código: 50884-5
ISBN: 85-356-1685-3


Paulinas Editora
Sala de Imprensa
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333 - 7203-8595
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados