BUSCA

Cristianismo: como explicar a expansão

Data de publicação: 24/04/2006

imprimir

Trailer



De leitura rápida e agradável, "O crescimento do cristianismo" reconsidera a história e propõe uma perspectiva sociológica para entender o sucesso do cristianismo primitivo.

Sem se considerar historiador nem exegeta do Novo Testamento, mas apenas sociólogo, Rodney Stark elabora em O crescimento do cristianismo um ensaio amplamente documentado sobre a extraordinária expansão do cristianismo nos três primeiros séculos, oferecendo um retrato vívido, multifacetado e nada convencional do cristianismo primitivo, que apela à razão prática, à curiosidade histórica e à reflexão pessoal.

Com base na contribuição que as ciências sociais podem dar para o conhecimento da história, depois de calcular, com os parcos dados de que dispomos, a taxa provável de crescimento do cristianismo, o autor estuda o papel das redes sociais e dos vínculos interpessoais na conversão, utilizando os modelos de dinâmica populacional, a epidemiologia social e os modelos de economias da religião.

Não é possível atribuir a um único fator o fato de um minúsculo e obscuro movimento messiânico da periferia do Império Romano ter desbancado o paganismo clássico e se tornado a religião dominante da civilização ocidental. Stark passa então à análise cuidadosa dos fatores que convergiram para o resultado histórico conhecido, tornando o livro extremamente rico e sugestivo. Começa pela crise fundamental do cristianismo primitivo, que é a ruptura com o judaísmo, sem, porém, quebra total da continuidade, que faz da diáspora judaica um vetor de expansão cristã. Vêm, em seguida, outros fatores sociais, como, o importante papel das mulheres e o caráter fundamentalmente urbano do cristianismo, sua organização e capacidade de influenciar os padrões e valores sociais pelo testemunho e pela forma de vida. Ilustrações e vasta bibliografia tornam o livro importante fonte para o conhecimento das origens do cristianismo.

Repensando a religião
Esta nova coleção de Paulinas se propõe a discutir os problemas epistemológicos da Ciência da Religião, afinal, reconhece que há uma demanda na academia brasileira por obras que esclareçam as devidas distâncias entre a pesquisa científica da religião e as produções propriamente teológicas. A oportunidade da iniciativa pode ser medida pelas recentes e pendentes discussões acerca do Ensino Religioso nas escolas públicas, que pressupõem um profissional qualificado não em uma determinada teologia confessional, mas justamente na Ciência da Religião, ainda pouco conhecida entre nós.

A preocupação da nova coleção é demarcar o que constitui a Ciência da Religião, insistindo na importância de uma aproximação científica ao mundo religioso que garanta a devida autonomia a essa disciplina em relação às leituras teológicas. Sua grande tese é: em que sentido esta disciplina contribui para um estudo o mais completo possível do mundo religioso em todas as suas facetas?

Título: O crescimento do cristianismo
Autor: Rodney Stark
Coleção: Repensando a religião
Formato 14 x 21 cm
Código: 50856-0
ISBN: 85-356-1657-8

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
11-5081-9333 ou 7203-8595
imprensa@paulinas.org.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados