BUSCA

A Ciência da Religião sem o olhar teológico

Data de publicação: 19/04/2006

imprimir

Trailer



Em que sentido a Ciência da Religião contribui para um estudo o mais completo possível do mundo religioso em todas as suas facetas? A nova coleção pretende demarcar o que constitui esta disciplina, insistindo na importância de uma aproximação científica ao mundo religioso que garanta a devida autonomia a essa disciplina em relação às leituras teológicas.

Como praticante da "Ciência da Religião", o professor alemão Hans-Jürgen Greschat se propõe ao desafio de estimular a "prática científica" da Ciência da Religião, pois, como em qualquer outra ciência, seu objetivo é a produção de um saber, ou seja, identificar problemas, coletar material, encontrar resultados, testá-los e publicá-los. Insiste na autonomia da Ciência da Religião, particularmente em relação à Teologia, e instiga o leitor a olhar para as religiões com outros olhos, a enxergá-las de acordo com uma perspectiva profissional.

No início do capítulo 4, complementa: "Até agora se conhece Ciência da Religião como uma disciplina que tem interesse em uma religião específica. Historiadores podem passar a vida estudando só uma religião, mas ela é como uma casa, com vínculos, cantos, sótãos e porões cuja investigação requer muito tempo e paciência. Se essas precondições não existirem, teremos de nos contentar com as salas de recepção e as salas de estar das pequenas religiões", exemplifica.

Austera e rigorosa do ponto de vista epistemológico, mas de linguagem acessível e rica em exemplos, O que é Ciência da Religião? segue um caminho indutivo, apontando a educadores, pesquisadores e pós-graduandos, tanto de ciências da religião como de áreas afins (filosofia, teologia, ciências sociais, semiótica, literatura, psicanálise, etc.), a via a seguir para construir seu conhecimento da realidade concreta das religiões, antes de se lançar nas generalizações apressadas e no estabelecimento de teorias ou termos de comparação, que se revelam, quase sempre, fruto de "preconceitos", numa área em que a objetividade científica só pode ser alcançada através de uma intensa autocrítica.
A leitura de O que é Ciência da Religião? permitirá ver como o autor, com mais de 25 anos de desafios e questionamentos sobre o assunto por parte de alunos de várias nacionalidades, pratica a Ciência da Religião, e indicará subsídios para todos os que se debruçam sobre o tema. Deve ser, na opinião do tradutor, o professor Frank Usarski, uma das principais referências dos leitores brasileiros interessados na disciplina, contribuindo para um debate mais rico e substancial sobre a constituição da disciplina e seu legítimo lugar no meio universitário.

Depois de estabelecer de maneira genérica o objeto de conhecimento da Ciência da Religião, insistindo no singular, comum na Alemanha, mas pouco freqüente entre nós, que falamos geralmente de "Ciências" da Religião, o autor explicita sua concepção, no fundo inspirada em Carl Rogers, de produção do conhecimento. Em seguida, expõe o trabalho específico nas áreas em que se manifesta historicamente a religião: textos, imagens, indivíduos religiosos, bem como a expressão da vida religiosa propriamente dita e, com base nesses dados, indica como se alçar ao nível da teoria religiosa, estabelecendo parâmetros comparativos e definindo mais exatamente o perfil do fenômeno religioso estudado em si mesmo.

No último capítulo, aborda, ainda, a polêmica questão da distinção entre Ciência da Religião e Teologia e expõe sua opinião: concebe a Teologia como Ciência de uma religião. Tratar-se-ia, então, de dois saberes que se situariam no mesmo nível epistemológico, distinguindo-se apenas pela generalidade do seu objeto. Tal maneira de entender é dificilmente compatível com a posição oficial da Teologia Católica.

Nova coleção
Embora publicado há quase vinte anos, o livro de Greschat preenche perfeitamente os objetivos da coleção Repensando a religião, de Paulinas, que se propõe a discutir os problemas epistemológicos da Ciência da Religião, afinal, reconhece que há uma demanda na academia brasileira por obras que esclareçam as devidas distâncias entre a pesquisa científica da religião e as produções propriamente teológicas. A preocupação da nova coleção é demarcar o que constitui a Ciência da Religião, insistindo na importância de uma aproximação científica ao mundo religioso que garanta a devida autonomia a essa disciplina em relação às leituras teológicas. Sua grande tese é: em que sentido esta disciplina contribui para um estudo o mais completo possível do mundo religioso em todas as suas facetas?

Título: O que é ciência da religião?
Autor: Hans-Jürgen Greschat
Coleção: Repensando a religião
Preço: R$
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 16,60
Código: 50858-6
ISBN: 85-356-1658-6

Paulinas Editora
Assessoria de imprensa
Malu Delmira e J. Fátima
11-5081-9333
imprensa@paulinas.org.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados