BUSCA

Uma vida de serviço aos "mais pobres dos pobres"

Data de publicação: 17/04/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 17 de abril de 2006

Servir a Deus significa, em particular, servi-lo naqueles que são mais pobres, mais indefesos, naqueles que tiram a sua grandeza da própria fraqueza.

Mais do que uma biografia, este livro é um estudo sobre a mística vivida por Madre Teresa de Calcutá, em continuidade com a tradição mística cristã e em diálogo com o hinduísmo. O fato de Teresa de Calcutá, albanesa de origem, religiosa na Inglaterra, transferida para a Índia como professora, ter aí florescido em santidade no serviço dos pobres, depois de haver rompido os laços com sua congregação ocidental e assumido a cultura hindu, não deixa de ter uma significação profunda para a Igreja, nesse início de milênio.

Madre Teresa iniciou sua vida religiosa aos 18 anos em uma congregação na Índia. Mas foi em 1946, vinte anos depois de ter chegado a esse país que, a bordo de um trem com destino a Darjeeling, recebeu o que nomeou de um chamado no chamado. A partir desse momento, que coincide com a luta liderada por Mahatma Gandhi, passou a partilhar a vida de pobreza de milhões de indianos e a depender unicamente da providência divina para sua sobrevivência. Morreu em 13 de setembro de 1997, teve direito aos funerais de Estado, honra que só havia sido atribuída anteriormente a Gandhi e ao pai político da Índia moderna, Jawaharlal Nehru. Era o reconhecimento de que nela já se via a síntese do que havia de melhor no cristianismo e no hinduísmo.
Depois de descrever os tópicos desse paralelismo, a autora de Teresa de Calcutá, Gloria Germani, aprofunda a análise dos grandes traços da mística cristã-hindu, estudando os textos de Teresa, que, avessa a qualquer tipo de teorização, jamais escreveu um livro, mas deixou cartas, orações e meditações que traduzem a essência de seus ensinamentos e de sua vida. Ela tinha como nota derradeira de espiritualidade "o abandono total" ou "anulação do eu", expressão derradeira do 'negar-se a si mesmo' de que fala o Evangelho.

Depois de cada capítulo, a autora faz uma ampla seleção de textos de Teresa, uma antologia, com 224 citações, das obras de Teresa relacionadas no início do livro, permitindo ao leitor estabelecer um contato direto com textos que impressionam pela sua simplicidade e insuspeitável profundidade. Na terceira parte, "Contemplativa no coração do mundo", tem-se uma síntese da espiritualidade de Teresa, depois de acenar para o modelo clássico do monarquismo cristão que se desenvolveu no quadro dos ashrams indianos. Vasto glossário e amplas indicações bibliográficas conferem à obra um valor inestimável para os que querem penetrar na santidade de Teresa e adivinhar a convergência das místicas cristã e hindu.

Título: Teresa de Calcutá - Uma mística entre o Oriente e o Ocidente
Subtítulo: Seu pensamento sobre a Índia e Gandhi
Autora: Gloria Germani
Coleção: Luz do mundo
Formato: 14 x 21 cm
Código: 50888-8
Preço: R$ 22,80
ISBN: 85-356-1689-6

Paulinas Editora
Assessoria de imprensa
Malu Delmira e J. Fátima
11-5081-9333
imprensa@paulinas.org.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados