BUSCA

Crescer com arte: a proposta de Paulinas para as crianças

Data de publicação: 20/03/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 20 de março de 2006

Esta obra apresenta à criança a produção de Lygia Clark, uma das artistas que abriram caminhos para diversas transformações na produção artística contemporânea.

Uma artista que rompe com a relação tradicional entre obra/espectador, que instiga a participação do público. Para que seu trabalho se concretize, elimina qualquer distância entre obra e observador: ambos entrelaçam-se a favor de uma experiência visual/corporal. Assim é Lygia Clark, primeira integrante da nova coleção de livros infanto-juvenis da Paulinas Editora, Arte à primeira vista, que visa apresentar os diferentes conceitos, propostas e espaços das obras de nomes consagrados da história da arte brasileira, suprindo uma lacuna no mercado editorial de publicações sobre arte contemporânea para o público infantil.

Este primeiro livro, Lygia Clark - Linhas vivas, projeto editorial de Renata Sant´Anna e Valquíria Prates, já nasce repleto das surpresas e provocações da artista Lygia Clark. Mineira da capital, nascida em 1920, estudou pintura com Roberto Burle Marx e, ao lado de Hélio Oiticica e Ferreira Gullar, expôs idéias no grupo de vanguarda neo-concretista do Rio de Janeiro na década de 50. Pintora e escultora, auto-intitulou-se "não-artista" e exigiu ser chamada de "propositora". Suas criações foram denominadas objetos sensoriais, que estimulam a interação e a percepção tátil e visual com materiais que ela criava ou recolhia da natureza, entre balões de ar, sacos de terra e água e até pedras.

Ela acreditava que, por meio de exercícios de sensibilização e relaxamentos, seria possível "liberar os conteúdos reprimidos e a imaginação", alcançando, assim, a cura dos males da alma. Uma de suas principais obras, a série Bichos, nasceu de uma dobradura em um guardanapo enquanto almoçava com seu filho. É composta de peças de metal unidas por dobradiças que lembram a espinha dorsal de animais. Os leitores são convidados a (re)criar objetos e a transformar o ambiente em que vivem em um verdadeiro "ateliê orgânico", onde as "linhas vivas" de Lygia assumem contornos artísticos e originais.

Coleção
A experiência das autoras em trabalhos educativos em museus de arte e outras instituições com professores de escolas públicas e privadas mostrou a dificuldade que têm em trabalhar os conceitos da arte contemporânea com seus alunos, afastando-os da produção artística atual. A maioria dos livros adotados e temas trabalhados em artes plásticas se limita ao Modernismo, Impressionismo e Cubismo, limitando a experiência visual das crianças.
Nesta coleção, textos e projeto gráfico enfatizam a poética do artista e complementam-se na construção da informação, proporcionando uma leitura reflexiva. Ao final, ele pode organizar seus conhecimentos sobre a produção do artista, unindo a poética, a construção e a reflexão da obra para construir o "seu" conhecimento das artes visuais. Para integrar a coleção, Paulinas selecionou, ainda, Franz Kracjberg, Leonilson, Iberê Camargo, Anna Bella Geiger e Regina Silveira.

As autoras
Valquíria Prates é mestranda em Educação, Estado e Sociedade pela Faculdade de Educação da USP e formada em Letras pela mesma universidade; atua em instituições culturais paulistanas e desenvolve projetos de livros sobre arte e cultura e livros-brinquedo para crianças e jovens.
Renata Sant'Anna é artista plástica e educadora; mestra em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, trabalha na Divisão de Educação do MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP e coordenou  quatro dos cinco volumes da coleção Olharte publicados pela Paulinas Editora.

Título: Lygia Clark: linhas vivas
Autoras: Renata Sant'Anna e Valquíria Prates
Coleção: Arte à primeira vista
Formato: 22,0 x 22,0 cm
Código: 50887-0
ISBN: 85-356-1688-8

Sala de imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira
J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados