BUSCA

Um pouco da magia da Amazônia no estande da Paulinas

Data de publicação: 14/03/2006

imprimir

Trailer



São Paulo, 14 de março de 2006

O escritor José Arrabal compareceu ao estande de Paulinas na Bienal na tarde do úlimo dia 12 para uma sesão de autógrafos do livro "Cacuí - o curumim encantado", que conta a aventura do pequeno índio em uma aldeia perdida nas matas às margens do Rio Negro nas terras do Amazonas.

Uma aldeia perdida nas matas às margens do Rio Negro, nada além do Rio Branco, onde os dois imensos rios fazem seu entroncamento nas terras do Amazonas é o cenário de uma bela aventura. Cacuí, o curumim encantado, novo livro de Arrabal, conta a vida de Cacuí, índio que nasceu da união da velha índia Matiminó com o deus do amor Rudá.

Ele é prometido para se tornar grande guerreiro e verdadeira bênção para sua tribo, com sorte e fartura, o que o transforma em alvo de ódio, como o do cacique Tabirama, que acaba matando o menino e atraindo a vingança e maldição de Rudá para toda a aldeia. Quanto tempo e quanto sacrifício serão necessários para aplacar a ira do deus? Da narrativa poética e repleta de encantamentos e musicalidade emergem simbologias que conferem ao texto um caráter universal e atemporal.

A história nasceu de modo arrebatador da observação diária e da energia fraterna emanada de alguns objetos indígenas que Arrabal trouxera de uma viagem ao Amazonas: duas estatuetas, algumas tigelas de barro decoradas com cores fortes, arco e flechas, uma pequena bolsa de palha trançada, mais três pentes de cabelo. Das flechas, surgiu o boto, Rudá, deus do amor; do arco, a veloz Matiminó; uma das duas estatuetas, o pagé Sumé; da bolsa de palha trançada, outros tantos índios; e entre os pentes indígenas, ele achou a terna Minaré. Cacuí, o curumin encantado emergiu também das lembranças das águas dos rios  Negro e Branco, da força da floresta, da imensidão da Amazônia...
Dos tons ocre de terra ao vermelho ferruginoso, o ilustrador Daniel Araújo deu movimento (isso mesmo, movimento!) às fantasias de Arrabal. As ilustrações de traço a nanquim e colorido a aquarela foram pensadas como se a história, um dia, fosse virar filme. O enquadramento dos desenhos segue a lógica cinematográfica, de animação. O Cacuí, às vezes, se desdobra em vôos, como se querendo se mover. A lua se divide em tirinhas, cada qual uma fase, como numa película. Com seus cavalos alados, curumins cortam o infinito num vôo alto. Imperdível!

O ilustrador - Daniel Araújo é arquiteto, animador e finalizador de produções cinematográficas. Já colaborou com revistas e livros, tanto de ficção quanto de arquitetura e pesquisa, trabalhou com restauração digital de filmes clássicos brasileiros e fez três curta-metragens de animação, paixão despertada desde que viu o pai desenhar alguns homenzinhos em seqüência em bloco de papel, que se moviam com vida quando as folhas eram passadas rapidamente.

Título: Cacuí, o curumim encantado
Autor: José Arrabal
Ilustrador: Daniel Araújo
Coleção: Mito & Magia
Código: 50865-9

Sala de imprensa
Paulinas Editora
Malu Delmira
J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

Alegres da esperança
Obra apresenta reflexões para uma vida mais confiante e abençoada.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados