BUSCA

Em 2005, Paulinas completou 90 anos

Data de publicação: 27/12/2005

imprimir

Trailer



Brasil foi a primeira missão criada fora da Itália, em 1931.

Em 15 de junho de 2005, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo, a Congregação das Irmãs Paulinas, completou 90 anos de fundação. 

Foi no ano de 1915 que, em Alba, na Itália, o Padre Tiago Alberione - hoje, proclamado bem-aventurado pela Igreja Católica -, com a ajuda de irmã Tecla Merlo, fundou a congregação pioneira no mundo na utilização dos meios de comunicação social como instrumentos de evangelização. A partir de uma pequena oficina e de um carisma original, as paulinas construíram um complexo de comunicação em 52 países, que produz, atualmente, programas de rádio, TV, livros, revistas, CDs, DVDs, fitas VHS e portais na internet. Hoje, cerca de 2.550 irmãs trabalham, do Ocidente ao Oriente, atuando nesses diferentes campos da comunicação, e ajudando a Igreja na missão de evangelizar.

O Brasil foi o primeiro país onde a missão paulina ganhou espaço fora do seu local de origem. Em 1931, irmã Dolores Baldi foi delegada pelo Padre Alberione para vir a São Paulo abrir a primeira casa paulina fora da Itália. A incursão foi bem-sucedida e, hoje, a província brasileira de Paulinas conta com 250 irmãs - 25 como missionárias em 12 países - e mais 53 jovens que se preparam para assumir a vida religiosa. Entre as paulinas brasileiras que atuam fora do país está a atual superiora-geral - cargo mais alto dentro da Congregação, irmã Maria Antonieta Bruscato, que reside em Roma.

Para a comemoração dos 90 anos de fundação das paulinas, foram realizadas três celebrações eucarísticas. A primeira aconteceu no dia 12 de junho de 2005, na Catedral da Sé (SP), e foi presidida pelo cardeal dom Cláudio Hummes. A segunda foi no dia 15 de junho de 2005,  no Santuário da Vida, em São José do Rio Preto (SP), e foi transmitida ao vivo para o Brasil inteiro através da Rede Vida de Televisão. Já a terceira celebração eucarìstica aconteceu no dia 18 de junho, no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Paulinas Editora
Departamento de Comunicação
Malu Delmira e J. Fátima Gonçalves
imprensa@paulinas.org.br
Tel: (11) 5081-9333 / 7203-8595



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Irmãs Paulinas celebram o 11º Capítulo Geral
A Assembleia Geral que acontece a cada seis anos, se reunirá em setembro de 2019, na casa Divino Mestre, em Aricia, na Itália, e tem como tema: Levanta-te e coloca-te a caminho (Dt 10,11), confiando na promessa.

Prefeitura de Maringá (PR) homenageia Paulinas pelos 60 anos de presença na cidade
Em placa concedida no dia 15 de dezembro e assinada pelo prefeito Ulisses de Jesus Maia Kotsifas, Paulinas foi homenageada por sua “história contada em muitas páginas”.

Centro Social Irmã Tecla Merlo, a Tecla que conecta corações
Instituto mantido pelas Irmãs Paulinas oferece serviços de assistência social, atividades culturais, educacionais e esportivas.

Semana Santa na Paulinas
Aconteceu na última quarta-feira (28/3), na sede da Paulinas, em São Paulo, a celebração de adoração à cruz, um momento especial para fazermos memória do sacrifício de Jesus, que entregou sua vida na cruz para nos salvar.

Envio de Irmã Paulina à missão em Angola
No dia 06 de março de 2018, aconteceu na Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, a missa de envio da Irmã Elisabete Corazza, fsp, para missão em Luanda na Angola.

1 2 3 4 5 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados