BUSCA

A mística do instante

Data de publicação: 07/06/2016

imprimir

Trailer


DADOS DO PRODUTO

Título: Mística do instante (A)
Autor(a): José Tolentino Mendonça
PAULINAS - LIVROS
Coleção: Travessias
Formato: (15,5 x 23,0)
Páginas: 168
Código: 528714
ISNB: 9788535640816
Preço: R$ 31,90

RELEASE


Em “A mística do instante”, José Tolentino Mendonça propõe vivenciar a relação com Deus por meio dos cinco sentidos

O novo livro do renomado ensaísta e poeta português José Tolentino Mendonça, “A mística do instante – O tempo e a promessa”, afirma que os sentidos são vias de acesso a Deus e defende uma maior aposta da Igreja no diálogo fé-cultura.

A narrativa bíblica afasta-se propositadamente das versões espiritualistas e defende uma compreensão unitária da vida, não deixando dúvidas sobre o necessário envolvimento dos sentidos corporais na expressão crente. “É impossível pensar um caminho de fé que não tenha a ver com o que ouvimos, o que vemos, o que tateamos, o que nos chega através do odor, muitas vezes invisível, ou então do sabor de Deus”, afirma o autor.

Para ele, “os sentidos corporais, que depois se projetam em outros tantos espirituais, são vias de acesso polifônicas na diversidade que a vida precisa para exprimir-se”, e a pessoa não se pode reduzir a uma categoria ou reduzir o chamamento a uma única estrada, porque levaria à perda de uma multiplicidade de acessos ao horizonte de Deus.

Pe. Tolentino Mendonça sustenta que é necessário “fazer um caminho” com os sentidos, não circunscrevendo a procura espiritual à audição e à visão. Os sentidos do nosso corpo abrem-nos à presença de Deus no instante do mundo. Eles são grandes entradas e saídas da nossa humanidade e da nossa fé.

No livro “A mística do instante”, o autor escreve um “ensaio teológico” para falar a crentes e a não crentes, referindo que o “itinerário para chegar a Deus é o que a própria pessoa é” e que “a literatura é uma grande conversa humana”.

“O que pretendo neste livro é conversar. Não é uma conversa que foge às questões mais imediatas do dia a dia, não é abstrata, sobre querubins e serafins, mas sobre a vida, sobre a pessoa humana, sobre o que nós somos e demasiadas vezes é deixado submerso e adiado”, sublinha José Tolentino Mendonça.

“A mística do instante” reenvia o leitor para o interior de uma existência autêntica, ensinando-o a ser realmente presente: a ver, a ouvir, a tocar, a saborear, a inebriar-se com o perfume sempre novo do instante.

Sobre o autor:
José Tolentino Mendonça, ensaísta e poeta português, é uma das vozes originais do nosso tempo. Especialista em Estudos Bíblicos, aborda com rigor e criatividade os temas e os textos bíblicos, mantendo um diálogo sensível com as interrogações do presente. A relação entre Cristianismo e cultura é uma das ideias-chave do seu percurso. Passou o ano acadêmico de 2011-2012 como Straus Fellow, na New York University, integrando uma equipe de investigação do tema “Religião e Espaço Público”. Recentemente foi nomeado consultor do Pontifício Conselho para a Cultura, no Vaticano.


Fonte: Sala de Imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados