BUSCA

Imagens de Deus: A filosofia ante a linguagem religiosa

Data de publicação: 29/05/2007

imprimir

Trailer



"Não existem culturas sem elementos religiosos, e a religião sobrevive nas sociedades que mais a perseguiram."

A temática filosófica de Deus continua estranhamente presente depois de décadas em que se proclamou a morte de Deus, o fim dos teísmos e a decadência das religiões. É perceptível uma surpreendente vitalidade das religiões no mundo. E, quando se põe Deus em relação com os problemas e preocupações humanas, surgem uma motivação e inspiração que mobilizam e fascinam. Mais que isso, a religião, hoje, inquieta crentes e não crentes pelas implicações socioculturais e pelas conseqüências que ela tem nos atuais conflitos.

Em Imagens de Deus - A filosofia ante a linguagem religiosa, lançamento de Paulinas Editora, o doutor em Filosofia, Juan Antonio Estrada, mostra que a religião é um fato cultural e um fenômeno social para além de suas pretensões e referências divinas. As imagens de Deus, por sua vez, propõem a questão da validade das construções humanas, que, sem deixar de sê-lo, pretendem ser representações da divindade, em muitos casos avalizadas por uma presumível revelação.

Estrada procura esboçar algumas das linhas fundamentais dessas retomadas do tema, reunindo nesta obra uma série de trabalhos que analisam os problemas filosóficos, históricos e religiosos da sobrevivência do teísmo, tanto na perspectiva tradicional metafísica, quanto na perspectiva posterior à virada antropológica e crítica da religião.

Em oito capítulos, busca um diálogo entre a filosofia e a teologia, abordando a questão de Deus e das religiões em relação ao monoteísmo, ao politeísmo, à política, ao nacionalismo, ao niilismo, ao mal e à metafísica, bem como em relação às próprias linguagens da filosofia e da ciência e do sentido que tem para a construção de uma visão coerente do universo e da história; ele enfrenta o problema que a violência sempre colocou às religiões e a delicada questão do pluralismo religioso, dificilmente aceito por uma parcela importante das religiões.

Rejeita a postura iluminista, de raízes kantianas, que analisa a religião dentro dos limites da razão. Em seu entender, ela ultrapassa o limite da racionalidade, mas contrapõe, defendendo uma atitude crítica e racional diante do tema: "A razão, embora não seja tudo, deve estar em todo lugar a fim de não deixar espaços para fanatismos irracionais".

Por fim, recorre à reflexão sobre a linguagem religiosa, que permite captar a complexidade do conhecimento humano. Pode, assim, refletir sobre o significado, a validez e as contribuições de sentimentos, emoções, afetos, intuição e imaginação, que, embora desempenhem papel indispensável nas religiões e nas referências a Deus, são imensamente limitados em muitas teorias do conhecimento.

Título: Imagens de Deus
Autor: Juan Antonio Estrada
Editora: Paulinas
Coleção: Espaço Filosófico
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 296
Preço: R$39,50
Código: 510912
ISBN: 9788535619195

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
J. Fátima Gonçalves, Taís Gonzaléz e Ir. Ana Sofia, fsp
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
divulgação@paulinas.com.br


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados