BUSCA

Paulinas Editora traz ao Brasil a tradutora de “Contos de Charles Perrault”

Data de publicação: 25/08/2016

imprimir

Trailer



Eliana Bueno-Ribeiro vive em Paris e vem a São Paulo para lançar o livro na Bienal


Paulinas Editora traz ao Brasil a escritora e tradutora Eliana Bueno-Ribeiro, para lançar o livro “Contos de Charles Perrault” no sábado, 3 de setembro, às 14h, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Eliana, que é doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris – La Sorbonne Nouvelle, cidade onde vive, traduziu os 11 contos do escritor francês Charles Perrault (1628-1703), considerado o “Pai da Literatura Infantil”, diretamente da versão original.
 Organizados por Claude Aziza, os textos seguem sua ordem cronológica de publicação, com as ilustrações do pintor e desenhista Gustave Doré, que constavam da primeira edição da obra “Contos de Perrault”, publicada em 1862 por iniciativa de Jules Hetzel.
Nesta edição, o leitor entra em contato com histórias que fundaram o que conhecemos hoje como Contos de Fadas. “A Bela Adormecida no Bosque” (1695), “Chapeuzinho Vermelho” (1695) e “Pequeno Polegar” (1697), entre outros clássicos da Literatura Infantil, podem ser apreciados em sua dimensão original, acompanhados de notas, comentários e anotações de especialistas que constituem um precioso guia de leitura. Essas referências, mais do que situar os leitores atuais no contexto em que foram escritos os contos de Perrault, revelam como a obra do escritor francês, voltada aparentemente ao universo infantil, tem em seu substrato uma reflexão abstrata sobre a conduta humana, cuja moralidade é sua expressão concreta.
Nesse sentido, esses 11 contos, que podem ser lidos como pequenos “romances” de aprendizagem, têm um caráter essencialmente iniciático e propõem modelos de conduta que dão um sentido à vida. Trazem em seu bojo, portanto, uma lição que se dirige, de fato, mais aos adultos do que às crianças. Cabe ao leitor atento saborear as sutilezas dessa dubiedade: contos para crianças que não são infantis. Esta obra é um convite para apreciar a delicadeza e a elegância do texto imagético de Charles Perrault, tão bem representado pelas ilustrações de Gustave Doré, mas, sobretudo, para desvelar a profunda reflexão sobre a conduta humana escondida sob a rubrica de contos infantis.
No lançamento, que deve atrair educadores, professores, estudiosos em geral e apaixonados por Contos de Fadas, Eliana Bueno-Ribeiro autografa os exemplares e bate um papo com os leitores sobre a obra. A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocorre entre 26 de agosto e 4 de setembro de 2016, no Anhembi, com o tema “Histórias em todos os sentidos”. Paulinas Editora está presente na Bienal do Livro desde sua 5ª edição, em 1976, sempre com novidades e atrações para diversos perfis de público.
  
Serviço:
Lançamento de “Contos de Charles Perrault” e sessão de autógrafos com a tradutora Eliana Bueno-Ribeiro
Onde: Estande M028 – Paulinas Editora (24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Pavilhão de Exposições do Anhembi).
Quando: sábado, 3 de setembro, às 14h.

Ficha técnica:
Título: Contos de Charles Perrault
Organizador: Claude Aziza
Tradutora: Eliana Bueno-Ribeiro
ISBN: 978853563937
Formato: 18,0 x 25,0 cm
Código: 527505

Sobre Paulinas:
Paulinas Editora é parte integrante do projeto apostólico da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, instituição religiosa católica fundada pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo, na Itália, em 1915, com o objetivo de evangelizar na cultura da comunicação. Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural e religiosa, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para sete Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do país, conferido pela CBL. Diversas obras também receberam a menção “Altamente recomendável” ou indicações ao “Acervo básico”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outras distinções conferidas por associações literárias nacionais e do exterior.

Informações para a imprensa:
Luciana Sabbag
imprensa@paulinas.com.br
Tel.: 11 5081-9333 (ramal 9473)
Cel.: 11 98408-4490 (WhatsApp)
Luciana Sales
divulgacao@paulinas.com.br
Tel.: 11 5081-9333 (ramal 9437)
Cel.: 11 99942-5487 (WhatsApp)


Fonte: Sala de Imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Paulinas Editora marca presença na 1ª Bienal Virtual do Livro de SP
A Paulinas Editora, presente em todas as edições físicas da Bienal do Livro de São Paulo, marcará presença também na primeira edição virtual da Bienal, que acontece de 7 a 13 de dezembro.

Programas da Paulinas WebRádio chegam ao YouTube
Agora os ouvintes poderão ficar mais conectados à Paulinas WebRádio por meio do YouTube.

Mês da Bíblia na Paulinas
Ser amigo da Palavra é levar a Palavra de Deus a mais e mais pessoas. É presentear com uma Bíblia em todas as ocasiões. É ler a Bíblia para outras pessoas. Ser amigo da Palavra também é viver de acordo com os ensinamentos do Evangelho.

Troféu Louvemos o Senhor - Indicados Paulinas-COMEP
Mais uma edição do maior prêmio da música católica no Brasil acontecerá neste ano. No dia 30 de setembro, o público conhecerá os vencedores do Troféu Louvemos o Senhor e, no último dia 03 agosto, foi divulgada a lista dos indicados.

Pelo Sangue de Jesus: o novo single de Marília Mello
Com uma letra e melodia forte, o novo single de Marília Mello, "Pelo Sangue de Jesus", leva uma experiência profunda com Cristo, que derramou Seu sangue para salvar o mundo.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados