BUSCA

Jornalistas lançam livro sobre doença pouco conhecida

Data de publicação: 27/03/2017

imprimir

Trailer



Jornalistas lançam livro sobre doença pouco conhecida

 “Era uma vez um cabelo” desmistifica a Alopecia Areata


No sábado, 8 de abril, as amigas jornalistas Andressa Pedras e Beatriz Santos lançam o livro “Era uma vez um cabelo – Alopecia Areata em histórias reais”, a partir das 11h, na Paulinas Livraria (Rua Domingos de Morais, 660 – Vila Mariana – São Paulo).
O livro apresenta histórias reais de pessoas com Alopecia Areata, doença autoimune que causa a queda de cabelos e pelos do corpo. Nele, as autoras abordam diversos aspectos da doença, como o preconceito, o diagnóstico, os tratamentos, a questão da autoestima e a importância de um acompanhamento psicológico, sob a forma de participação em grupos de apoio ou terapia individual.
Beatriz, uma das autoras, tem Alopecia Areata desde os 16 anos. Quando ela e Andressa se conheceram, no início da faculdade, Beatriz ainda tinha os cabelos. As duas sempre sentiram falta de um material para pacientes e curiosos, já que só existiam livros científicos sobre a doença, para médicos e especialistas, e, por isso, decidiram escrever “Era uma vez um cabelo”, com o objetivo de conscientizar as pessoas, divulgar informações corretas e ajudar aqueles que sofrem com esse tipo de Alopecia, mostrando que é possível conviver bem com a doença e viver feliz com ela.
“Queremos também acabar com o preconceito, principalmente com as pacientes mulheres e no mercado de trabalho, onde ainda há tanta repulsa a pessoas diferentes, tatuadas ou com um estilo de vida distinto. Quantas mulheres que não têm os cabelos já sofreram preconceito simplesmente por não pertencerem ao que é considerado padrão de boa aparência para determinado emprego?”, questiona Andressa Pedras.
“Outro preconceito que nós, que temos a doença, sofremos é o de acharem que somos coitados. Muitas pessoas se sentem no direito de nos abordar na rua, nos abraçar, chorar, dizer que vamos ficar bem e dar dicas de tratamento e remédios – até porque a maioria pensa que, só porque somos carecas, estamos com câncer. Eu aprendi a lidar com isso numa boa, mas conheço gente que fica realmente muito mal”, conta Beatriz Santos.
O livro é repleto de relatos – inclusive do ex-goleiro do Corinthians e hoje apresentador da Band, Ronaldo Giovaneli, que tem a doença –, pelos quais é possível perceber o quanto se trata de um assunto pouco conhecido por ser muito pouco divulgado. Vários pacientes narram a dificuldade de encontrar o diagnóstico correto e falam sobre as informações confusas e esparsas encontradas na internet. Tendo em vista que os tratamentos disponíveis são apenas paliativos, e muitas vezes não apresentam resultados, a publicação pode ajudar os pacientes e seus familiares a conviver melhor com a doença e a defender-se de eventuais preconceitos.
No dia do lançamento, às 9h30, no mesmo local, acontece a reunião mensal do AAGAP (Grupo de Apoio aos Pacientes com Alopecia Areata), aberta a todos que quiserem conhecer mais sobre a Areata, tirar dúvidas, conversar com outros pacientes ou apenas assistir.

Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Era uma vez um cabelo – Alopecia Areata em histórias reais”
Quando: 8 de abril, às 11h (com reunião do AAGAP – Grupo de Apoio aos Pacientes com Alopecia Areata, às 9h30)
Onde: Paulinas Livraria (Rua Domingos de Morais, 660 – Vila Mariana – São Paulo)
Entrada gratuita

Ficha técnica do livro:
Título: Era uma vez um cabelo – Alopecia Areata em histórias reais
Autoras: Andressa Pedras e Beatriz Santos
ISBN: 978-85-356-4262-9
Coleção: Superação
Páginas: 168
Edição: 1
Ano: 2017
Idioma: Português
Formato: 13,5 x 20,0 cm
Código: 530590
Preço: R$ 26,20

Sobre as autoras:
Andressa Pedras é jornalista e técnica em Comunicação Visual. A produção do livro sobre Alopecia Areata, em parceria com sua amiga Beatriz, teve o objetivo principal de informar e esclarecer as pessoas em relação à doença pouco conhecida.
Hoje trabalha com assessoria de imprensa e produção de conteúdo para impressos, sites e redes sociais.
Beatriz Santos tem Alopecia Areata desde 2008 e sempre sentiu falta de um livro sobre o assunto, contando a experiência de outros pacientes. Teve a oportunidade de produzi-lo na faculdade de Jornalismo, em parceria com sua amiga Andressa, e o projeto abriu novas possibilidades para sua carreira: depois de formada, se especializou em Design Editorial e hoje trabalha com livros em sua editora, a Traçado Editorial.

Sobre Paulinas:
Paulinas Editora é parte integrante do projeto apostólico da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, instituição religiosa católica fundada pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo, na Itália, em 1915, com o objetivo de evangelizar na cultura da comunicação. Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural e religiosa, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para sete Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do país, conferido pela Câmara Brasileira do Livro. Diversas obras também receberam a menção “Altamente recomendável” ou indicações ao “Acervo básico” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outras distinções conferidas por associações literárias nacionais e do exterior.

Informações para a imprensa:
Luciana Sabbag
Tel.: 55 11 5081-9333 – Ramal 9473
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Sala de Imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Padre Agnaldo José lança single em honra ao Doce Coração de Maria
Com participação de Fátima Souza, a composição de Pe. Agnaldo José e Pe. Paulo Sérgio de Souza homenageia a primeira discípula do Senhor. Com ela, aprendemos a cantar o Magnificat em louvor aos feitos de Deus em nossas vidas.

Catequese em família com Padre Zezinho, scj
Resumo: A série “Catequese em Família”, com uma linguagem didática e objetiva, aborda situações concretas do cotidiano dos casais e filhos. As inspirações desta primeira temporada partem do livro “Amores que deram certo”.

Antônio Cardoso lança single sobre a conscientização a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.
O cantor Antônio Cardoso acaba de lançar o single “Sob a luz dos mártires da fé (Um pacto pela Amazônia)” inspirado nesse compromisso solene e na missão de levar, através da música, à conscientização sobre a ecologia integral e o cuidado com a Casa Comum.

Nos passos de Santa Cecília e o encontro do " Vinil ao Digital".
Por ocasião do dia da padroeira dos músicos, Santa Cecília, celebrada em 22 de novembro, vamos refletir sobre a música cristã e o seu relevante papel na liturgia e atividades pastorais.Confira também como foi o encontro do “Vinil ao Digital”.

Donana e Titonho no Prêmio Jabuti
Na última quinta-feira (31/10), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os cincos finalistas de cada uma das 19 categorias do prêmio, que chega em 2019 à sua 61ª edição.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados