BUSCA

52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Data de publicação: 12/04/2018

imprimir

Trailer



Paulinas e Arquidiocese de São Paulo promovem evento em comemoração ao 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

 Notícias falsas e outros temas da comunicação contemporânea serão debatidos no encontro


Na quinta-feira, 26 de abril, das 19h30 às 21h30, o Auditório Paulo Apóstolo (Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana) será palco do encontro “Caiu na Rede”, sobre o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963).
Promovido pela Paulinas e Arquidiocese de São Paulo, com apoio da Pastoral da Comunicação (Pascom), a gravadora Paulinas-COMEP, o SEPAC e a Paulinas Revistas,  o evento contará com a participação do cardeal Dom Odilo Scherer e do bispo auxiliar Dom Devair Araújo da Fonseca, vigário episcopal da Comunicação pela Arquidiocese de São Paulo, que falarão sobre a mensagem que o Santo Padre publica, tradicionalmente, sobre a data.
Palestrando sobre o impacto causado pelas notícias falsas à gestão de crise e à imagem de pessoas e organizações, teremos a presença de Glaucya Tavares, mestra em Comunicação com especialização em Marketing. E para falar sobre o trabalho jornalístico na apuração de fatos e na busca por sua veracidade, o jornalista Márcio Campos, que passou por emissoras como SBT, TV Record e atualmente é repórter da rede Bandeirantes de Televisão.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é dedicado pela Igreja aos meios de comunicação e celebrado em muitos países no Dia da Ascensão do Senhor (domingo que precede a Festa de Pentecostes). Neste ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais será no dia 13 de maio e tem como tema “‘A verdade vos tornará livres’ (Jo 8,32). Fake news e jornalismo de paz”.
Em sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, o papa Francisco enfatiza a importância de comunicar a verdade e da construção de um jornalismo de paz.
“O jornalista tem o dever de lembrar que, no centro da notícia, não estão a velocidade em comunicá-la nem o impacto sobre a audiência, mas as pessoas. Informar é formar, é lidar com a vida das pessoas. Por isso, a precisão das fontes e a custódia da comunicação são verdadeiros e próprios processos de desenvolvimento do bem, que geram confiança e abrem vias de comunhão e de paz”, relembra o Pontífice.
Ele manifesta ainda seu desejo de contribuir para a prevenção da difusão de notícias falsas (fake news) e para a redescoberta do valor da profissão jornalística e da responsabilidade pessoal de cada um na comunicação da verdade.
Caracteriza como louváveis as iniciativas que ensinam homens e mulheres a aprender como ler e avaliar o contexto comunicativo, para que não sejam divulgadores inconscientes de desinformação, mas atores do seu desvendamento.
Para o Santo Padre, a pessoa descobre sempre mais a verdade quando a experimenta em si mesma como fidelidade e fiabilidade de quem a ama.
O evento “Caiu na Rede” será apresentado por irmã Helena Corazza, fsp, e terá o grupo Ir ao Povo como atração musical.

Serviço:
O quê: “Caiu na Rede”
Quando: quinta-feira, 26 de abril, das 19h30 às 21h30
Onde: Auditório Paulo Apóstolo (Rua Dona Inácia Uchoa, 62 – Vila Mariana)
Inscrições: (11) 2125-3540 / sepac@paulinas.com.br (Sepac)
Gratuito

Sobre Paulinas
A Congregação das Irmãs Paulinas é uma instituição religiosa católica fundada pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo, na Itália, em 1915, com o objetivo de evangelizar na cultura da comunicação. Possui um carisma moderno, exigente, desafiador. Utilizando a mais avançada tecnologia disponível, desenvolve seu trabalho com os meios de comunicação social.
A Congregação das Irmãs Paulinas presta seu serviço à Igreja, no Brasil, desde 1931, com a comunicação empregada em favor da vida, utilizando livros, revistas, pôsteres, cartões, músicas, DVDs, internet, programas de rádio, televisão, formação bíblica e de comunicação e dezenas de outras atividades.



Contato para imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br


Fonte: Sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Donana e Titonho no Prêmio Jabuti
Na última quinta-feira (31/10), a Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou os cincos finalistas de cada uma das 19 categorias do prêmio, que chega em 2019 à sua 61ª edição.

Mulheres de Fé em fé
O grupo Cantores de Deus lança mais uma bela produção, quatro anos depois do CD “Mulheres em foco, força e fé”. As canções deste novo álbum são verdadeiras inspirações para recomeçar e reencontrar a alegria, a fé e a coragem para lutar.

Dia das Crianças com a Bellinha, a Ovelhinha!
No Dia das Crianças, além de brincar e receber presentes, a criançada pode aprender sobre o valor de cada pessoa. Todos merecem e querem respeito.

Santa Dulce dos Pobres pela voz do cantor e compositor Jonny Mendes
O compositor e cantor acaba de lançar o single “Santa Dulce dos Pobres”, além do clipe da música.

Livro “O menino que tinha medo, mas muito medo” é selecionado para o acervo básico FNLIJ 2019
O livro “O menino que tinha medo, mas muito medo”, escrito e ilustrado por Cláudio Martins (in memoriam), foi selecionado para o Acervo Básico FNLIJ 2019 (produção 2018), na categoria Criança.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados