Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Data de publicação: 23/10/2018

DADOS DO PRODUTO
Título: Diálogo inter-religioso
Autor(a): Rabino Michel Schlesinger,Cônego José Bizon
PAULINAS - LIVROS
Coleção: AVULSO
Formato: (14,0 x 21,0)
Páginas: 104
Código: 532460
ISNB: 9788535644678
Preço: R$ 19,90
RELEASE
Tão precioso na atualidade, o diálogo
inter-religioso é tema de livro da Paulinas
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz
Um dos principais desafios do ser humano é dialogar. Quando o assunto é religião, o desafio torna-se ainda maior. Para demonstrar que não há necessidade de obstáculos no diálogo entre diferentes linhas de pensamento, representantes do judaísmo, do cristianismo, do islamismo, do budismo e da matriz africana unem-se para compor o livro “Diálogo inter-religioso – Religiões a caminho da paz”, lançamento da Paulinas Editora organizado pelo cônego José Bizon e pelo rabino Michel Schlesinger.
O livro tem prefácio do renomado jornalista Heródoto Barbeiro, que ressalta as imensas contribuições que o diálogo inter-religioso pode fazer à humanidade. Para o rabino Michel Schlesinger, “teremos alguma chance de fazer frente à violência, à corrupção, à fome, às agressões ao meio ambiente, aos abismos sociais, à falta de acesso à boa educação e à ausência da reflexão ética na sociedade, apenas, se formos capazes de colaborar”.
Também colaborador do livro, Dom Raymundo Damasceno Assis afirma que “o diálogo inter-religioso adquire maior urgência ao ser observado que as religiões buscam relacionar os homens ao redor de ‘certas’ categorias existenciais que as constituem e que pretendem dar razão e expressão às perguntas radicais que ocupam um lugar central na vida de cada homem”.
Para o sheikh Jihad Hassan Hammadeh, “o diálogo é essencial para se ter uma vida harmoniosa e estável”. Já a Monja Coen Roshi, que também colabora com a obra, diz que “o diálogo entre religiosos de diversas tradições espirituais é um dos sustentáculos para a construção de uma Cultura de Paz, Justiça e Cura da Terra”.
Segundo Ronilda Iyakemi Ribeiro, representante das religiões de matriz africana, “dispor-se a dialogar não é simples, porque o pluralismo se faz acompanhar de dissonância cognitiva, desconforto psíquico, sentimento de insegurança”. Mas, segundo ela, havendo forte interação, aumentam as chances de sucesso.
Para o cônego José Bizon, um dos organizadores da obra, “somos chamados a um empreendimento comum: estudar as causas da violência; ensinar aos nossos respectivos seguidores a combater o mal nos seus corações; libertar do mal tanto as vítimas como aqueles que praticam a violência; formar os corações e as mentes de todos, especialmente das crianças; amar e viver em paz com todos e com o meio ambiente; ensinar que não existe paz sem justiça”.
Sobre os organizadores:
CÔNEGO JOSÉ BIZON é mestre em Teologia pela Pontificia Studiorum Universitas A S. Thoma AQ. In Urbe. Atua nos temas de Teologia, Ecumenismo, Concílio Vaticano II, unidade e diálogo inter-reliogoso.RABINO MICHEL SCHLESINGER é rabino brasileiro da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o diálogo inter-religioso. Bacharel em Direito pela USP, formou-se rabino em Jerusalém e é mestre em Literatura e Legislação Judaicas pelo Jewish Theological Seminary, de Nova Iorque.
Sobre Paulinas:
Paulinas Editora é parte integrante do projeto apostólico da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, instituição religiosa católica fundada pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo, na Itália, em 1915, com o objetivo de evangelizar na cultura da comunicação. Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural e religiosa, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para oito Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do País, conferido pela Câmara Brasileira do Livro. Diversas obras também receberam a menção “Altamente recomendável” ou indicações ao “Acervo básico” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outras distinções conferidas por associações literárias nacionais e do exterior.
Contato para a imprensa
Luciana Sales
Tel.: (11) 5081-9333
imprensa@paulinas.com.br
Fonte:
Sala de imprensa
Postado por:
Sala de Imprensa