Câncer de mama sem tabu - São Paulo de Fato
Data de publicação: 05/02/2020

Câncer de mama sem tabu
Tudo depende do tipo de câncer e do tipo de paciente

Silvio Bromberg possui pós-doutorado em Mastologia pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e atua como mastologista titular no Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente, é um dos mais conhecidos mastologistas do Brasil, e seu trabalho no tratamento do câncer de mama leva em conta o acolhimento e a abordagem direta, sem tabus relacionados ao tema, além da humanização da relação médico-paciente.
“Os médicos não têm ideia, mas eles são capazes de começar a curar a partir de uma palavra, um olhar, um abraço”, diz a atriz e apresentadora da Rede Globo de Televisão Ana Furtado, no prefácio do livro “Abrindo o jogo – Uma conversa direta sobre câncer de mama”, que será publicado pela Paulinas Editora, com previsão de lançamento no mês de março, durante a Semana da Mulher. “Fico feliz que esta coletânea vá ajudar tanta gente”, disse a jornalista Joyce Pascowitch sobre o formato de perguntas e respostas da obra de Silvio Bromberg.
“Percebi o quanto a informação e a fé ainda são fundamentais no processo de cura”, disse o médico sobre a importância da humanização na abordagem das pacientes diagnosticadas com câncer de mama, um dos tipos de câncer mais antigos conhecidos da humanidade e, até hoje, o mais comum entre as mulheres.
Por sua abordagem diferenciada, o Dr. Bromberg é uma referência quando o assunto é câncer de mama, a saúde da mulher e a quebra do tabu em um tema tão complicado como é a descoberta de um tumor. “A relação humana e a relação médico-paciente ganham um valor imensurável”, disse o médico, completando que “existe cura para diversos tipos de câncer, e, para os que ainda não são curáveis, já há, por parte da medicina, tratamentos que conseguem prolongar bastante a sobrevida do paciente que recebe bom tratamento. Tudo depende do tipo de câncer e do tipo de paciente”.
Ainda sobre o Dr. Silvio Bromberg:
» primeiro a realizar um estudo brasileiro com a utilização do bisturi de argônio;
» primeiro a utilizar o laser intersticial;
» desenvolveu uma nova técnica cirúrgica para o tratamento do câncer de mama.
Fonte
Fonte:
Imprensa Paulinas
Postado por:
Sala de Imprensa