“Missa de São Paulo Apóstolo e Missionário”: cantos para celebrações votivas ao santo e de envio missionário
Data de publicação: 15/06/2020

“Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus”. É com esta definição de si próprio que São Paulo inicia a grande maioria de suas cartas. De fato, Paulo não fez parte do grupo dos discípulos que conviveram com Jesus, mas foi chamado por Ele para anunciar o seu Evangelho a todos os povos. Assim, o que era perseguidor do Caminho, do qual faziam parte os seguidores de Jesus, tornou-se, pela graça de Deus, discípulo de Jesus Cristo e grande Apóstolo de todos os povos.
A gravadora Paulinas-COMEP, que carrega em seu nome a herança de São Paulo, lança o EP Missa de São Paulo Apóstolo e Missionário (https://bit.ly/MissadeSaoPauloApostoloeMissionario-PlataformasDigitais). Um álbum que carrega algumas motivações:
- O Apóstolo Paulo não é um santo popular nem um “santo de milagres”, mas foi o grande anunciador e divulgador da mensagem de Jesus. Suas viagens missionárias, as comunidades que fundou e formou e os povos que visitou levando o Evangelho de Jesus, convertendo e conquistando muitas pessoas para o seguimento de Jesus, testemunham esta verdade;
- Seu encontro com Jesus, no Caminho de Damasco, foi uma experiência profunda que mudou radicalmente sua vida;
- Tornou-se o apóstolo missionário por vontade de Deus; enfrentou perseguições, naufrágios, torturas e prisões; mas nunca deixou de cumprir a missão para a qual foi chamado.
São estas vivências que o compositor J. Thomaz Filho, já conhecido por suas inúmeras e belíssimas composições, em parceria com Frei Fabretti, colocou nas canções do EP. Assim, o Missa de São Paulo Apóstolo e Missionário traz uma delicada e profunda poesia e melodias que nos envolvem de forma celebrativa, orante e desafiadora. Desafiadora sim, porque a vida e o testemunho de Paulo provocam o nosso jeito de crer, de sermos cristãos, como seguidores de Jesus Cristo no hoje da nossa história.
O EP traz seis canções para serem executadas nas Missas votivas a São Paulo e também em outras celebrações, como no mês missionário, celebrações de envio etc. Algumas sugestões:
- “A luz que se acende”, como canto de entrada;
- ”Aleluia! Ouvir, testemunhar!” para a aclamação ao Evangelho;
- Como canto de ofertório, “A oferta que trazemos”;
- “Nas mãos do Senhor”, uma proposta de canto de Comunhão;
- Como canto final das Missas, “No cultivo do Reino”;
- Além do hino que exalta a ação de Jesus Cristo na pessoa de Paulo, tornando-o “Um fruto madurado”.
Os arranjos instrumentais e teclados são do Maestro Luiz A. Karam; violões e guitarras de Maercio Lopes; e a interpretação vocal de Ir. Ana Paula Ramalho, fsp, Andréia Zanardi (Cantores de Deus), Ir. Daiane Abreu, fsp, Marcelo Mattos e Vinícius Loyola.
O EP está disponível em todas as plataformas digitais de música, inclusive na versão playback (https://bit.ly/MissadeSaoPauloApostoloeMissionario-Playback). As partituras estão disponíveis aqui (https://bit.ly/MissadeSãoPauloApostoloeMissionario-Partituras) para ajudar os grupos de liturgia e de canto das comunidades.
Por Ir. Verônica Firmino, fsp
Fonte:
sala de imprensa
Postado por:
Sala de Imprensa