BUSCA

Paulinas Livraria de São Luís e Organização Católica Alemã Adveniat entregam livros em braile e audiolivros aos alunos da Escola de Cegos do Maranhão

Data de publicação: 02/06/2021

imprimir

Trailer




(Texto e fotos: Euzimar Jesus Rosa, de São Luis) - Mês de junho é também mês de festa para a família Paulinas no mundo, no Brasil e também em terras maranhenses, na manhã de  1º de junho, quem celebrou a festa foram os alunos da Escola de Cegos do Maranhão – ESCEMA, contemplados com mais de 420 livros em braile e audiolivros doados por Paulinas Editora em parceria com a organização católica Adveniat.

Com o lema “a comunicação a serviço da vida e do Evangelho Vivo” a Paulinas Editora busca levar inclusão, promovendo dignidade, e o prazer de ensinar e sonhar por meio da leitura em Braille e audiolivros para crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência visual ou não de todo o Brasil, atendendo um público de mais de 1000 pessoas em diversas capitais brasileiras.

A parceria entre Paulinas Editora e associação católica Adveniat/Alemã contemplou em seu projeto “Livros em Braille para crianças e adolescentes cegos” para a Escola de Cegos do Maranhão ESCEMA – São Luís, localizada à Travessa Bequimão, número 25, Conj. Bequimão, em São Luís, capital do Maranhão.

Devido à pandemia da Covid-19 (que pede distanciamento social e isolamento) a solenidade contou com um número reduzido de participantes para evitar aglomeração e seguir os protocolos de segurança sanitária da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para o Diretor Presidente da instituição Antonio Ferreira Rocha, o momento é de suma importância, gratidão, alegria e também de visibilidade. Não somente para os parceiros do projeto, mas para a própria escola que passa por momentos de dificuldades financeiras. Segundo o senhor Rocha, “a doação de livros em braile e audiolivros vem beneficiar o trabalho no dia a dia da escola de forma mais pedagógica e oferecendo possibilidades interativas e dinâmicas aos educadores, colaboradores em geral, mas principalmente aos alunos que terão conteúdo a mais para interagir, aprender e somar conhecimentos por meio das leituras que os livros proporcionam aos leitores”, ressalta o diretor presidente da ESCEMA.

Segundo a Ana Maria, aluna do 9º Ano, o momento é de pura alegria e viagens pelo mundo da leitura. Enquanto aguardava a vez de falar, Ana Maria se deliciava com a leitura do livro “Cadê a monstrinha”, da autora Elizete Lisboa. Super feliz com o momento , mostra-se super fã de leituras e dos livros. ‘É uma grande contribuição para todos os alunos e educadores. Já andei por muitos lugares e até viajei para fora do país por meio da leitura.’ Ana enfatiza, “agradeço pelo presente maravilhoso que a Paulinas Editora em parceria com a Adveniat promoveram à escola.”

A senhora Ticiane Calvacante, mãe da garotinha Elloá Calvacante de 5 anos, aluna do primeiro ano (fundamental I), fala que a iniciativa é super válida porque leva as crianças leitura de qualidade e por meio dos livros vão se interessar ainda mais pelas aulas.

- Mamãe posso ficar com o livro “O chapeuzinho vermelho?”, pergunta a garotinha Elloá que estava encantada com a obra da autora Bia Villela.

Em fala de agradecimento o vice-presidente da ESCEMA, o senhor Daniel Bezerra fala que os livros doados por Paulinas Editora à escola vai possibilitar a instituição nos seus trabalhos internos com novas propostas pedagógicas facilitando as atividades curriculares.

A gerente da Paulinas Livraria de São Luís (Maranhão), irmã Janete Leal Ribeiro, fsp, fala aos presentes na solenidade o papel social que a Paulinas Editora vem trabalhando ao longo da sua história, presente no mundo há 106 anos, no Brasil há 90 anos e no estado do Maranhão há 42 anos. E de como se deu todo o processo do projeto dos livros em braile para a escola, uma parceria com a instituição católica Adveniat. “A Paulinas comunica vida, comunica inclusão à cultura e leitura, partilha, amor, o diálogo e o Evangelho Vivo”, para que todos sejam cidadãos protagonistas nos campos sociais do mundo da vida, finaliza.

Além dos livros em braile e dos audiolivros a Paulinas irá oferecer aos educadores e alunos da ESCEMA formação online ou presencial com um dos autores das obras que foram doadas. Para que assim possam aproveitar melhor cada conteúdo mediante as normas da BNCC e da realidade local de onde está a instituição.

Ler – um prazer que ensina a sonhar e a escrever a própria história!




Fonte: sala de imprensa
Postado por: Sala de Imprensa



Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Em missa em Aparecida, Irmãs Paulinas são homenageadas por seu “ardor bíblico e a comunicação que salva”
Nas comemorações dos 90 anos de presença das Irmãos Paulinas no Brasil, foi celebrada uma missa no Santuário de Aparecida (SP) no último dia 10 de outubro, presidida por Dom Orlando Brandes

Só um coração: novo single de Antonio Cardoso ressalta problemática da pobreza e homenageia padre Júlio Lancelotti
Na contagem regressiva para o V Dia Mundial dos Pobres, o compositor e cantor lança a música neste 14 de outubro, exatamente a um mês da data especial.

Irmãs Paulinas celebram seus 90 anos de Brasil no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP)
Uma missa realizada no próximo domingo (10), às 8h00, no Santuário de Aparecida (SP) vai celebrar os 90 anos das Paulinas no Brasil.

Morre o chileno Pablo Richard, um arqueólogo da Bíblia e um cristão comprometido com a realidade da pobreza na América Latina
O Filósofo, doutor em Teologia e Ciências Bíblicas chileno Pablo Richard faleceu hoje (20) deixando um muito rico na interpretação da Bíblia e dos movimentos sociais.

Paulinas conclui cadastramento de seu catálogo em metadados e potencializa busca de seus produtos na internet
Paulinas dá um passo gigante ao oferecer ao mercado todo o seu catálogo em metadados, firmando contrato com a empresa Metabooks

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados