BUSCA

Despertar musical dentro da sala de aula

Data de publicação: 11/10/2012

imprimir

Trailer



A música consegue associar as diversas habilidades: a da memória, a perceptiva e a inteligível, assim como despertar um ser mais humano e emocional.


Com explicações práticas e dinâmicas, Silvio Costta, autor de Educação sonora e musical: oficina de sons, compartilha com os educadores suas experiências como músico, principalmente nos trabalhos junto aos pequenos.
 
A partir de conceitos básicos, o autor se apoia na necessidade de envolvimento da arte-educação ligada aos sons e à música, cada vez mais presentes no ambiente escolar, pela própria evolução tecnológica dos equipamentos para que o professor possa, de maneira descomplicada, inserir em suas aulas atividades relacionadas à disciplina.
 
Segundo Silvio Costta, “em termos naturais, podemos afirmar que a música é uma estrada de duas vias, tendo em vista que constrói o conhecimento. No desenvolvimento psicomotor ela ajuda no aprimoramento da habilidade motora, no trato emocional, no trabalho rítmico, como também na descoberta corporal, através do gestual, do canto ou da ordem disciplinar no uso dos compassos musicais. No processo socioafetivo, a aproximação e a cooperação para com o grupo proporcionam a construção paulatina da autoestima, a segurança pessoal e o equilíbrio emocional”.
 
Inserida recentemente na grade curricular do ensino fundamental, a Música associa diversas áreas do conhecimento, assim como desperta a sensibilidade e a cognição nas crianças; na construção de pessoas melhores e mais humanas.
 
Título: Educação sonora e musical: oficina de sons
Autor: Silvio Costta
Editora: Paulinas
Coleção: Clave de sol - Série espaço musical
Formato: 21,0 x 28,0
Páginas: 72
Código: 520420
 
 


Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados