BUSCA

Notícia virtual: Antes uma ferramenta auxiliar. Agora o melhor meio de comunicar

Data de publicação: 31/10/2012

imprimir

Trailer



A inter-relação entre conteúdo e tecnologia

Ciberjornalismo, da autora Carla Schwingel, lançado por Paulinas, antes de tudo, é um livro sobre jornalismo e visa conceituar e caracterizar o fazer jornalístico para a internet. A proposta é compreender o jornalismo contemporâneo praticado nas redes mundiais, no ciberespaço: o ciberjornalismo. 

Uma das grandes questões que parece acompanhar profissionais e estudantes é: “Se estamos diante de um meio que todos podem publicar informações com tamanha facilidade, o que diferencia e caracteriza o fazer jornalístico?”. A perspectiva adotada é que esta modalidade jornalística é herdeira de uma prática que vem sendo sistematizada de forma conjunta com a industrialização mundial, tendo nas especificidades de seu processo de produção, com apuração, produção e circulação – o grande diferencial

A autora mostra que a questão se torna complexa em função de que a livre utilização da internet, das tecnologias digitais e das ferramentas para a publicação de conteúdos na rede, bem como o contexto econômico das organizações de comunicação estão propiciando significativas alterações no processo de produção do jornalismo como um todo. 

Para melhor compreensão, Carla busca justificar a terminologia escolhida em função de pesquisas que propõem a adoção de um campo semântico para as práticas no universo digital interconectado. Desde o contexto e evolução do jornalismo na internet, sistematiza características diferenciadoras de uma modalidade jornalística que se fundamenta na produção de narrativas interativas associadas a sistemas automatizados com uso de banco de dados.  Propõe como um dos diferenciais desta prática a flexibilização dos limites de tempo e espaço como fator de produção e a utilização de ferramentas automatizadas no processo de produção.

A Autora

Carla Schwingel é jornalista (Fabico/UFRGS), mestre em Cibercultura (Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura – Ciberpesquisa) e doutora em Ciberjornalismo (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online – GJOL) no Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (Facom/UFBA), pós-doutoranda em Fotônica e Novas Mídias na Universidade Mackenzie (SP).

Título: Ciberjornalismo
Autor: Carla Schwingel
Editora: Paulinas
Coleção: Comunicação em pauta
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 200
Código: 522465
ISBN: 9788535633597
Preço: R$ 19,50

Imprensa:

Roberta Molina
11    5081 9333
11 97549  3573



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados