BUSCA

Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam

Data de publicação: 08/11/2012

imprimir

Trailer



Os verdadeiros analfabetos são os que aprendem a ler e não leem.
Mário Quintana

Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam, obra organizada por Bruno Carneiro Lira, também um dos autores, trata do fenômeno da linguagem e do ensino; estudos que foram resultados de questões tratadas “nas experiências docentes que nasceram e cresceram no terreno da discussão e do debate crítico”.
 
O livro aprofunda temas da linguagem e as suas várias formas de ensinar a Língua Portuguesa a partir das experiências pedagógicas dos professores de Universidades e do Ensino Médio, que demonstram o modo mais lógico e fácil de aprendizagem da língua; também trata das temáticas modernas da linguística de texto, mostrando como estas devem se fazer presentes no contexto de aquisição da leitura, interpretação e escritura de textos coerentes e coesos.

Traz experiências bem-sucedidas de professores que atingiram o objetivo de fazer com que os alunos aprendessem o seu código linguístico, tendo em vista a consequente aplicação no “mundo real”, em seus vários aspectos de letramento e usos linguísticos.

Nas palavras do organizador: “Restam-nos, agora, a partir de nossas práticas de ensino, transformar os analfabetos funcionais, os decodificadores dos grafemas, em leitores maduros que darão ressignificados a tudo aquilo que leem. Assim, concluímos que a linguagem e o ensino são realidades inseparáveis e que estão em constante inter-relação”. Esse é seu principal fruto dessa obra.

O Organizador

Bruno Carneiro Lira é licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Concluiu várias disciplinas, como aluno especial, relativas ao doutorado em Educação, também pela UFPE. Atualmente é professor do curso de Administração da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE), professor adjunto da Faculdade Pernambucana (FAPE), ministrando disciplinas relativas às áreas de linguagem e métodos de pesquisa. É o atual Supervisor Pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESC – Santo Amaro-PE e possui vários livros publicados por Paulinas.
 

Título: Linguagem e ensino: realidades que se intercruzam
Organizador: Bruno Carneiro Lira
Editora: Paulinas
Coleção: Educação em foco
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 304
Código: 521841
ISBN: 9788535632552
Preço: R$ 27,50
 

Imprensa:
Roberta Molina
11 97549 3573



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados