BUSCA

A Brincadeira como ferramenta pedagógica

Data de publicação: 20/12/2012

imprimir

Trailer



Brincar também é aprender

Atividades que estimulam a fantasia e a imaginação da criança permitem o desenvolvimento de habilidades emocionais e racionais.

Na sociedade atual os conhecimentos se renovam a todo instante. Educar de uma maneira integral implica não só alcançar os aspectos lógicos e racionais da mente, mas também implica em propiciar a intuição, a criatividade, a fantasia.

É com base nos estudos mais recentes sobre criatividade que os autores de A brincadeira como ferramenta pedagógica trazem propostas de atividades que desenvolvem a imaginação, a intuição e a fantasia. Um dos exemplos, segundo os autores, é quanto ao uso da linguagem pelas metáforas e pelos símbolos que desenvolve nos educandos a capacidade de pensar em imagens.

São apresentadas diversas possibilidades de ensino, atividades que proporcionam aos alunos se sentirem livres no espaço da sala de aula, de modo que possam usufruir de todos os sentidos para a aprendizagem.

Estruturado em quatro partes, A brincadeira como ferramenta pedagógica trata desde os movimentos sociais que se instauraram na escola, passando pelos conceitos teóricos sobre jogos e criatividade, explicando a metodologia proposta, e finaliza com atividades para aplicações práticas em sala de aula.

Enfim, o livro resgata o lúdico, a brincadeira no processo ensino-aprendizagem, recolocando a emoção, a criatividade e a fantasia no processo de conhecer e construir significados.

Os Autores
NATALIA BERNABEU é licenciada em Ciências da Informação e Filologia. Professora de Língua e Literatura, coordenou o Projeto Ibero-americano dos Meios de Comunicação e Educação, pela Organização dos Estados Ibero-americanos. Colaborou em várias publicações educacionais e é autora de diversos livros didáticos.

ANDY GOLDSTEIN nasceu em Buenos Aires, em 1943. Fotógrafo profissional e especialista em criatividade e aprendizagem, ensinou fotografia e arte-educação na Escola Panamericana de Arte. Foi professor do Departamento de Fotografia da Universidade Nacional de Rio Cuarto, em Córdoba, na Argentina.

Título: A Brincadeira como ferramenta pedagógica
Autores: Natalia Bernabeu e Andy Goldstein
Editora: Paulinas
Coleção: Pedagogia e Educação – Série Ação Educativa
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 152
Código: 522040
ISBN: 9788535632972


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

É mamífero que fala, né?
Lançamento da Paulinas Editora, o livro chega às livrarias e lojas on-line com uma proposta inusitada: falar de aleitamento materno diretamente para as famílias, especialmente para as crianças, empregando uma linguagem carinhosa, cuidadosa e acessível.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados