BUSCA

A Brincadeira como ferramenta pedagógica

Data de publicação: 20/12/2012

imprimir

Trailer



Brincar também é aprender

Atividades que estimulam a fantasia e a imaginação da criança permitem o desenvolvimento de habilidades emocionais e racionais.

Na sociedade atual os conhecimentos se renovam a todo instante. Educar de uma maneira integral implica não só alcançar os aspectos lógicos e racionais da mente, mas também implica em propiciar a intuição, a criatividade, a fantasia.

É com base nos estudos mais recentes sobre criatividade que os autores de A brincadeira como ferramenta pedagógica trazem propostas de atividades que desenvolvem a imaginação, a intuição e a fantasia. Um dos exemplos, segundo os autores, é quanto ao uso da linguagem pelas metáforas e pelos símbolos que desenvolve nos educandos a capacidade de pensar em imagens.

São apresentadas diversas possibilidades de ensino, atividades que proporcionam aos alunos se sentirem livres no espaço da sala de aula, de modo que possam usufruir de todos os sentidos para a aprendizagem.

Estruturado em quatro partes, A brincadeira como ferramenta pedagógica trata desde os movimentos sociais que se instauraram na escola, passando pelos conceitos teóricos sobre jogos e criatividade, explicando a metodologia proposta, e finaliza com atividades para aplicações práticas em sala de aula.

Enfim, o livro resgata o lúdico, a brincadeira no processo ensino-aprendizagem, recolocando a emoção, a criatividade e a fantasia no processo de conhecer e construir significados.

Os Autores
NATALIA BERNABEU é licenciada em Ciências da Informação e Filologia. Professora de Língua e Literatura, coordenou o Projeto Ibero-americano dos Meios de Comunicação e Educação, pela Organização dos Estados Ibero-americanos. Colaborou em várias publicações educacionais e é autora de diversos livros didáticos.

ANDY GOLDSTEIN nasceu em Buenos Aires, em 1943. Fotógrafo profissional e especialista em criatividade e aprendizagem, ensinou fotografia e arte-educação na Escola Panamericana de Arte. Foi professor do Departamento de Fotografia da Universidade Nacional de Rio Cuarto, em Córdoba, na Argentina.

Título: A Brincadeira como ferramenta pedagógica
Autores: Natalia Bernabeu e Andy Goldstein
Editora: Paulinas
Coleção: Pedagogia e Educação – Série Ação Educativa
Formato: 15,5 x 23,0
Páginas: 152
Código: 522040
ISBN: 9788535632972


Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Dialógo Inter-religioso - Religiões a caminho da paz
Líderes de diversas vertentes religiosas falam sobre a importância da união de credos pela paz

Eu mais feliz - Reflexões para o despertar de uma vida melhor
A obra auxilia o leitor a compreender de forma simples, com textos curtos, aspectos da vida e do nosso tempo.

Filhos felizes - O segredo da educação de adolescentes para uma vida bem-sucedida
Psicóloga Mariangela Mantovani traz propostas para o entendimento dessa fase complicada da vida.

A virgem Maria no ano litúrgico
Escrito pelo autor Bruno Carneiro Lira, o livro “A virgem Maria no ano litúrgico” (Paulinas Editora, 2018) é um itinerário litúrgico-mariano que reflete sobre as festas, memórias e solenidades de Maria.

Amoris Laetitia em questão – Aspectos bíblicos, teológicos e pastorais
Amoris Laetitia é Exortação pós-sinodal escrita pelo papa Francisco que aborda o amor em família e é analisada por especialistas neste livro organizado por Leonardo Agostini Fernandes.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados