BUSCA

Libertação e ecologia, um novo olhar sobre o pensamento de Boff

Data de publicação: 06/12/2011

imprimir

Trailer



"Há duas utopias urgentes para a teologia: garantir a vida ameaçada em nossa casa comum e a unidade da família humana. A teologia teoantropocósmica oferece condições para cumprir esse desafio."
A obra de Leonardo Boff tem sido muito estudada, para entendimento de sua teologia da libertação, sua cristologia, sua concepção de Trindade, sua espiritualidade, etc. Depois de ter lido tudo e tudo o que Boff produziu, de ter mantido com ele um denso diálogo, Paulo Agostinho N. Baptista se propõe a verificar a articulação entre libertação, ecologia e diálogo em suas obras, sobre a perspectiva do diálogo inter-religioso. Por Paulinas, lança a obra Libertação e ecologia - A teologia teoantropocósmica de Leonardo Boff.

Seu texto consegue captar e sublinhar especialmente a ordenação de toda a teologia do autor: de se propor servir à vida, a começar pelas mais ameaçadas do mundo humano e natural. Este foi no passado e o será sempre o critério de verdade de toda e qualquer teologia. Paulo Agostinho, um teólogo leigo, demonstra estar à altura dessa tarefa. Esta obra e futuras produções com certeza enriquecerá o pensamento teológico brasileiro a serviço da libertação e da vida de nosso povo.

No primeiro capítulo, faz uma retrospectiva da obra de Boff até que este assume a discussão teológica sobre o paradigma ecológico. No segundo, revisa a aplicação do conceito “paradigma” no campo teológico, principalmente com relação à Teologia da Libertação e à Teologia do Pluralismo Religioso, para analisar a assunção do paradigma ecológico no teólogo estudado. O último capítulo retoma e articula os conceitos identificadores e classificatórios de seu pensamento (teoantropocósmico, pluralismo, inclusivismo), finalizando com a reproposição do conceito de “religação”, cujo significado aponta para o papel do Cristianismo e das religiões em relação à libertação e ao diálogo, com vistas a uma práxis libertadora e dialogal.

Título: Libertação e ecologia - A teologia teoantropocósmica de Leonardo Boff
Autor: Paulo Agostinho N. Baptista
Coleção: Interfaces
Formato: 17 x 24
Páginas: 288
Código: 519235
Preço: R$ 40,00

Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Paula Oliveira e Roberta Molina
www.paulinas.org.br/sala_imprensa
imprensa@paulinas.com.br



Fonte: Paulinas
Postado por: Administrador

Galeria de Imagens





Compartilhe este conteúdo:



Veja Também

Consciência negra se constrói com histórias e representatividade
No mês da consciência negra, a Paulinas apresenta uma série de livros inspirados e contatos do ponto de vista da África e dos africanos, contribuindo com a representatividade e com a auto-estima de afrodescendentes.

Burnout
A síndrome de 'Burnout' descreve o estado de exaustão intensa e prolongada da pessoa em relação ao seu trabalho. Entre eles, tem chamado atenção, pela sua frequência e gravidade, o complexo de desgosto, cansaço e desencanto que afeta muitos profissionais.

"Violência doméstica e familiar contra a mulher" - Um problema de toda a sociedade
Os artigos foram escritos por especialistas de diversas áreas que, a partir de sua experiência , buscam informar e orientar sobre como reconhecer um caso de violência doméstica e o que fazer.

O perfume da esperança
A obra narra a emocionante história de Paolo, um brasileiro adotado por uma família italiana, na busca por suas raízes.

Confessar... O quê? Por quê? Como?
Novo livro de padre Cleiton Viana convida você a refletir e compreender o sacramento da confissão.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados